Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Detran participa da Semana Cultural na Escola Lírios do Campo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/11/2018 00h00

A educação no trânsito como instrumento para salvar vidas foi o tema da 23ª Semana da Cultura da Escola Lírios do Campo, localizada no Distrito de Icoaraci, em Belém. Para reforçar as ações já desenvolvidas na instituição, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), por meio da Coordenadoria de Educação (CED), levou à instituição nesta sexta-feira (09) diversas atividades lúdicas para crianças.

Show de mágica com o tema trânsito, jogos infantis, demonstração aos pais sobre a utilização do etilômetro (equipamento para detectar ingestão de bebida alcoólica) e palestras sobre os cuidados que devem ser tomados com as crianças ao atravessar a rua foram algumas das atividades apresentadas na escola pela equipe do Detran.

A iniciativa de convidar o órgão para levar suas ações até a escola foi da professora Ediane Nunes, que desenvolveu com os alunos um trabalho para ser apresentado na Mostra Cultural. “Nós resolvemos trabalhar com essa temática devido à própria necessidade. Nós observamos que alguns alunos chegavam com seus pais sem usar o capacete, outras crianças não estavam no bebê conforto ou na cadeirinha. Sentindo a necessidade de informar tanto as crianças quanto os pais, optamos por trabalhar a educação no trânsito”, informou a professora.

Ediane Nunes aprovou a ferramenta educativa utilizada pelo Detran, e disse acreditar que as informações repassadas pelos agentes de educação serão assimiladas pela turma. “Eles já estão cobrando dos pais que seja feito da maneira correta. Com o reforço realizado hoje nessa ação tenho certeza que dará certo”, ressaltou.

Aprendizado - O aluno Manoel Filho, 06 anos, gostou do show de mágica e aprendeu sobre as cores do semáforo. “O meu pai obedece às cores do sinal. Quando está verde, ele passa. Quando o sinal está amarelo, o meu pai presta atenção nas coisas que vão acontecer. E no vermelho ele para. Mas eu já vi algumas pessoas fazerem errado e passar com o sinal vermelho. Isso não pode”, afirmou o menino.

Um dos pais presentes na escola, Vanderson Martins registrou toda a ação com o celular. “Eu acredito que o mais importante desse trabalho é ser uma maneira de defender a vida. A minha filha já fez alguns desenhos para mim alusivos ao trânsito, e tenho certeza que agora ela conseguiu aprender mais ainda”, concluiu.