Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONTOS E CAUSOS

Livro sobre o imaginário sobrenatural de Mosqueiro tem selo da Editora Dalcídio Jurandir

Escrito pelo professor Sandro Arlan, natural de Mosqueiro, o livro será lançado neste sábado (12), no Centro Multicultural Solar das Artes

Por Governo do Pará (SECOM)
12/02/2022 09h54

O escritor mosqueirense Sandro Arlan, 51 anos, lançará seu segundo livro de contos baseados em relatos de assombrações e visagens presentes no imaginário popular da ilha, distante 70 quilômetros de Belém e considerada um dos melhores balneários turísticos da Região Metropolitana da capital. “Contos e Causos II - Mosqueiro e seu imaginário sobrenatural” reúne o melhor do estilo consagrado e popularizado pelo escritor paraense Walcyr Monteiro, falecido em 2019.

O livro tem selo da editora pública Dalcídio Jurandir, vinculada à Imprensa Oficial do Estado, e será lançado com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro, neste sábado (12), no Centro Multicultural Solar das Artes, as 19 h, na Praça da Matriz da ilha. O lançamento terá a participação do presidente da Ioepa, Jorge Panzera, e pela agente distrital Vanessa Egla.O autor Sandro Arlan com o livro que será lançado em Mosqueiro, a ilha que é cenário dos contos e causos

Segundo o professor Sandro Arlan, a obra resgata as histórias que ele ouvia quando criança dos avós, tios e de moradores de Mosqueiro. “Os dois livros, na verdade, são resultados de muito trabalho de pesquisa sobre o imaginário popular e de contos deixados pelos meus antepassados mosqueirenses. Pra mim, é muito importante, considerando o legado que um livro eterniza nas suas linhas impressas”, destaca Sandro Arlan, que também é professor do ensino fundamental e médio, graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduado em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Faculdade Fibra.

O livro é apresentado pelo presidente da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), Jorge Panzera, para quem a obra “parte da missão institucional da Imprensa Oficial de dar voz aos escritores paraenses, às questões locais e à cultura regional”. Para a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, o lançamento do livro reforça o incentivo da Prefeitura de Belém à cultura regional.

Em Mosqueiro, o segmento cultural tem à disposição o Centro Multicultural Solar das Artes, inaugurado há menos de um ano pelo prefeito Edmilson Rodrigues. O local é administrado pela Agência Distrital e serve como ponto de apoio às manifestações culturais de todas as vertentes.

Terceiro livro – Sobre o livro, o professor ainda destaca que suas pesquisas foram concebidas durante seu tratamento antidepressivo, com apoio de seus leitores. Tanto que dois contos foram mantidos da primeira edição: “Carona Macabra” e o “Lobisomem da Rua da Pedreira”. Para quem gosta do gênero, o professor adianta que já tem projeto para um terceiro livro, com histórias de assombração dos municípios de Benevides e Santa Bárbara do Pará, ambos na Região Metropolitana de Belém.

Sobre o mestre do segmento na literatura paraense Walcyr Monteiro, o professor Sandro Arlan ressalta que ele deixou seu legado e pode servir de inspiração para quem deseja conhecer o universo sobrenatural.

Texto: Julie Rocha - Ascom/Ioepa