Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CADEIA PRODUTIVA

Estado lança 'Marajó Sustentável' para fomentar agricultura familiar no arquipélago

O projeto visa ampliar a produtividade e qualidade da borracha natural, beneficiando pequenos produtores e trabalhadores da agricultura familiar; extrativistas e quilombolas

Por Bruno Magno (SEOP)
11/02/2022 17h59

Governador Helder Barbalho durante o lançamento do projeto que vai incentivar o cultivo de seringueiras no MarajóO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), lançou nesta sexta-feira (11), no município de Gurupá, no Arquipélago do Marajó, o Projeto "Marajó Sustentável". O objetivo é fomentar o desenvolvimento socioeconômico de trabalhadores ligados à agricultura familiar de municípios marajoaras. 

“Ainda não tinha vindo a Gurupá como governador, e hoje poder estar aqui junto com vocês é motivo de profunda satisfação e alegria. Iniciamos aqui um projeto fantástico, que está sendo liderado pelo secretário Giovani Queiroz (Sedap) para trabalhadores da atividade extrativa, para gerar emprego e renda no Marajó, e claro, poder estar aqui olhando as ações do governo do Estado“, destacou o governador Helder Barbalho.

Produtividade - O "Marajó Sustentável" integra o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Seringueira no Estado do Pará (Proser) e visa contribuir para o aumento da produtividade e qualidade da borracha natural, a fim de promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de pequenos produtores e trabalhadores da agricultura familiar; extrativistas e quilombolas, em curto prazo e com baixo investimento.

“Esse é um projeto pensado exclusivamente ao Marajó, onde temos o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, e o governador fez questão de vir aqui para resgatar as condições de vida digna para população do Marajó, reativando os seringais nativos e a preservação da mata existente. Serão 10 mil famílias que queremos introduzir ainda neste ano no processo, com renda garantida de R$ 3 mil por mês, isso já a partir do terceiro mês do projeto. Estamos em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Probio (Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira), qualificando técnicos que vão fazer estradas de acesso às seringueiras e coletas modernas de látex. Inicialmente, vamos atender mil trabalhadores, e isso não representa custo algum quando você resgata famílias da pobreza”, frisou o titular da Sedap, Giovanni Queiroz. Segundo ele, inicialmente o projeto vai contemplar seis municípios do Marajó, mas a meta é chegar a 13, dos 16 que formam o arquipélago. 

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Gurupá, Hamilton Rodrigues da Silva, o projeto representa uma nova fonte de renda para os trabalhadores locais. “Vai ser ótimo, porque temos uma produção muito grande de cacau, açaí e outras culturas, como seringais, a serem explorados e industrializados. Vai ser uma renda muito grande para os agricultores. Nós estávamos precisando muito disso, ainda mais nesse ano de pandemia, que muitos ficaram sem trabalhar”, frisou o sindicalista.

Mais investimentos - Ainda em Gurupá, o governador Helder Barbalho anunciou as construções do Hospital Municipal, em parceria com a prefeitura local, do Terminal Hidroviário de Gurupá e novas obras de infraestrutura, incluindo pavimentação de ruas.

Também participaram da agenda de trabalho em Gurupá a deputada federal Elcione Barbalho; o deputado federal Beto Faro; os deputados estaduais Orlando Lobato e Luth Rebelo, e a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho.