Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Forças de segurança localizam autor dos disparos contra PM morto em Parauapebas

Suspeito estava em um bairro residencial na sede do município, ronde recebeu os policiais a tiros, foi atingido durante os disparos, levado ao hospital, onde morreu

Por Governo do Pará (SECOM)
05/02/2022 16h45

Na última sexta-feira (04), através de denúncia anônima, a Polícia Militar do Pará obteve informações sobre o paradeiro do autor dos disparos que resultaram na morte do soldado PM Émerson dos Santos, em Parauapebas, sudeste do Pará, no último dia 2 de fevereiro. As forças de segurança do Estado que já estavam no município encontraram o suspeito.
“Nossas equipes de segurança já estavam no município desde o dia em que o soldado da PM foi morto. Foi realizada uma operação de saturação para encontrar os envolvidos no crime, até que no dia de hoje o executor foi encontrado”, informou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.
De posse das informações, uma guarnição deslocou-se para averiguar a denúncia, em um bairro residencial. No momento da abordagem, a equipe de polícia deparou-se com o autor, conhecido por “Hellokit”, que disparou contra os policiais e estes reagiram. 
O suspeito foi atingido e levado para atendimento médico no Hospital Geral de Parauapebas “Manoel Evaldo Benevides Alves”, mas morreu.
Ainda no confronto, um soldado da PM foi atingido por estilhaços no rosto, em decorrência dos disparos de espingarda calibre 20 efetuados pelo suspeito. No local da averiguação, foram colhidos indícios que comprovam o envolvimento do suspeito na ação criminosa que matou o policial Émerson.
“Fizemos a diligência, o suspeito reagiu e a guarnição reagiu evitando a injusta agressão. O fato foi conduzido até a delegacia de Parauapebas para procedimento. Ressalto a integração das forças demonstrando os esforços do governo do Estado, do Sistema de Segurança Pública e da Polícia Militar no combate à criminalidade”, ressaltou o  chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Pedro Celso,  que acompanhou o desenrolar da operação no local.

REGISTRO

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Parauapebas, onde a arma de fogo foi apresentada. Participaram os militares do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), Comando de Missões Especiais (CME) e 23º Batalhão (23º BPM).