Mais de 110 famílias de Cachoeira do Arari, no Marajó, recebem cheques do 'Sua Casa'
O programa contempla moradores em todas as regiões do território paraense com auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento da mão de obra
O governador Helder Barbalho entregou hoje, 3 de fevereiro, cheques do programa “Sua Casa” para 111 famílias em vulnerabilidade social da cidade de Cachoeira do Arari, no Marajó. A ação investiu mais de R$ 1 milhão, para garantir que os moradores carentes tenham auxílio para construir, reconstruir e ampliar as moradias, e também apoio para o pagamento da mão de obra contratada para a construção.
Durante o evento, o chefe do executivo destacou que os investimentos em melhoria na habitação da população são parte do pacote de ações que o município vem recebendo: “Nós só podemos devolver gratidão com trabalho, com atenção e com ações que possam melhorar a vida da nossa gente. Por isso, nós temos feito muitas parcerias com ruas na cidade que estão sendo beneficiadas, já assinamos a Ordem de Serviço do terminal hidroviário do município, temos investido na segurança pública, na habitação”, explicou Helder.
Entre as famílias que foram selecionadas e receberam o benefício, o sentimento de alegria era visível. "Essa foi a maior velocidade da minha vida. Eu já estava cansada de comprar madeira todo ano. Hoje fui contemplada e agradeço ao governador, é a maior felicidade receber essa ajuda”, comemorou a aposentada, dona Elzelena Pamplona, emocionada.
O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
Para dona Maria de Nazare Rodrigues, receber o “Sua Casa” vai tornar possível a realização de um sonho. “Eu estou muito feliz, agradeço a Deus e ao governador. Eu sonhava em ter a minha casa há muito tempo, mas não conseguia, mas agora vou poder”, festejou a moradora.
Em 2021, pela primeira vez na história do Pará, segundo a Cohab, um programa de apoio à construção e reconstrução de lares beneficiou tantas pessoas em um único ano. No exercício de 2021, o investimento total com o Programa "Sua Casa", com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 130 milhões. O recurso foi destinado para o atendimento de 15.709 domicílios. A estimativa da Companhia é de que o programa beneficiou mais de 78.500 pessoas no ano passado.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa.
À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.
Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214.8533 e (91) 3214.8400.