Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMPACTO

Programação em Marituba relembra vítimas de acidentes de trânsito

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/11/2018 00h00

Uma simulação de acidente de trânsito na Avenida Fernando Guilhon, no município de Marituba (Região Metropolitana de Belém), fez parte da programação que marcou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. O objetivo da encenação, informou o diretor Municipal de Trânsito, Alberto Granhen, foi mostrar aos pedestres e aos condutores de veículos – principalmente motociclistas – as consequências do desrespeito às regras de trânsito.

Ele ressaltou que pela primeira vez Marituba sediou o evento que lembra as vítimas de acidentes com uma ação que causou impacto em quem assistiu. “Nosso trânsito passará a ser municipalizado em dezembro próximo. Aqui temos diversos acidentes, em especial com motos. Ficamos numa BR e cada vez mais pretendemos investir em educação e fiscalização”, acrescentou Alberto Granhen.

A programação foi realizada pela Coordenação de Educação de Trânsito, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com e Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Diretoria de Trânsito. Segundo a coordenadora de Educação do Detran, Linda Cantuária, “desde do início deste mês a BR-316, até o KM-18, passou a ser fiscalizada pelo Detran. Esse foi um dos motivos que nos fizeram vir até a Prefeitura de Marituba e outros parceiros trazer essa programação para o município”. Ela informou ainda que no ano passado 1.460 pessoas morreram em decorrência de acidentes no trânsito. “Contamos com a sociedade para, cada vez mais, diminuirmos esses índices”, ressaltou.

Na programação, o pastor Diogo Rosário, da Igreja do Evangelho Quadrangular, fez uma oração em memória das vítimas fatais, e o coral de crianças da Paróquia Menino Deus se apresrentou. Foram distribuídos laços pretos e folhetos educativos; exibido um filme educativo no ônibus da Polícia Rodoviária Federal, para adultos e crianças, e fincadas cruzes com nomes de mortos no trânsito.

Outros parceiros da programação foram a Polícia Militar, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Moto Clube “Os Papas”, o Centro Nova Vida, a Defesa Civil, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Cruz Vermelha.