Programação em Marituba relembra vítimas de acidentes de trânsito
Uma simulação de acidente de trânsito na Avenida Fernando Guilhon, no município de Marituba (Região Metropolitana de Belém), fez parte da programação que marcou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. O objetivo da encenação, informou o diretor Municipal de Trânsito, Alberto Granhen, foi mostrar aos pedestres e aos condutores de veículos – principalmente motociclistas – as consequências do desrespeito às regras de trânsito.
Ele ressaltou que pela primeira vez Marituba sediou o evento que lembra as vítimas de acidentes com uma ação que causou impacto em quem assistiu. “Nosso trânsito passará a ser municipalizado em dezembro próximo. Aqui temos diversos acidentes, em especial com motos. Ficamos numa BR e cada vez mais pretendemos investir em educação e fiscalização”, acrescentou Alberto Granhen.
A programação foi realizada pela Coordenação de Educação de Trânsito, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com e Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Diretoria de Trânsito. Segundo a coordenadora de Educação do Detran, Linda Cantuária, “desde do início deste mês a BR-316, até o KM-18, passou a ser fiscalizada pelo Detran. Esse foi um dos motivos que nos fizeram vir até a Prefeitura de Marituba e outros parceiros trazer essa programação para o município”. Ela informou ainda que no ano passado 1.460 pessoas morreram em decorrência de acidentes no trânsito. “Contamos com a sociedade para, cada vez mais, diminuirmos esses índices”, ressaltou.
Na programação, o pastor Diogo Rosário, da Igreja do Evangelho Quadrangular, fez uma oração em memória das vítimas fatais, e o coral de crianças da Paróquia Menino Deus se apresrentou. Foram distribuídos laços pretos e folhetos educativos; exibido um filme educativo no ônibus da Polícia Rodoviária Federal, para adultos e crianças, e fincadas cruzes com nomes de mortos no trânsito.
Outros parceiros da programação foram a Polícia Militar, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Moto Clube “Os Papas”, o Centro Nova Vida, a Defesa Civil, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Cruz Vermelha.