Iesp recebe curso de formação de oficiais da PM, a partir de segunda-feira (17)
São aguardados 192 alunos concursados, incluindo 97 excedentes convocados por autorização do Governo do Estado
Cinco turmas do curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar iniciam na próxima segunda-feira (17), no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Belém. São aguardados 180 alunos concursados. A carga horária do curso inclui 100 dias em regime de internato e por isso, o espaço passou por uma ampla qualificação, a primeira em mais de 20 anos de existência.
Vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o IESP recebeu investimentos de infraestrutura para a melhoria da qualificação de agentes dos diversos órgãos. Esse aporte foi possível graças a recursos próprios do Estado e também do Governo Federal, por meio do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp), totalizando mais de um R$ 1 milhão.
De acordo com o coordenador do Iesp, coronel Antônio Bentes, a unidade está preparada para receber os novos concursados. “Estamos com uma expectativa muito grande por estarmos recebendo o maior efetivo de concurso público jamais visto, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. A formação militar tem duração de 18 meses e já nos primeiros 100 dias, eles passarão por um internato que tem por objetivo trabalhar os valores atitudinais importantes para a carreira”, afirmou.
A Segup equipou 14 alojamentos com mobiliário e climatização e banheiros coletivos para receber o quantitativo. Em outubro, o governador Helder Barbalho entregou a nova quadra poliesportiva com 738,45 m² e o dojô com 170 m², para os treinos de artes marciais e defesa pessoal, além de vestiários.
O espaço é utilizado pelo sistema de segurança, mas também está disponível para a comunidade de Marituba através da realização de ações como o Projeto Reviver, formado por 48 idosos; e o Polo ParáPaz que atende 140 crianças.
Ampliação
Os investimentos incluem a construção de nove salas de aula. Os dois blocos vão receber os aprovados no concurso da Polícia Civil.
“Vamos receber 265 delegados e 506 investigadores para fazer o curso dentro do Iesp, formação de março até junho”, comentou o coronel Bentes.
Saiba mais:
Polícia Militar conclui habilitação de candidatos excedentes ao CFO e CFP
Convocação de cadastro reserva eleva para 3,1 mil o número de novos policiais militares
Governo entrega nova quadra e dojô para Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp)