Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Iesp recebe curso de formação de oficiais da PM, a partir de segunda-feira (17)

São aguardados 192 alunos concursados, incluindo 97 excedentes convocados por autorização do Governo do Estado

Por Dayane Baía (ARCON)
14/01/2022 12h23

Cinco turmas do curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar iniciam na próxima segunda-feira (17), no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Belém. São aguardados 180 alunos concursados. A carga horária do curso inclui 100 dias em regime de internato e por isso, o espaço passou por uma ampla qualificação, a primeira em mais de 20 anos de existência.

Vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o IESP recebeu investimentos de infraestrutura para a melhoria da qualificação de agentes dos diversos órgãos. Esse aporte foi possível graças a recursos próprios do Estado e também do Governo Federal, por meio do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp), totalizando mais de um R$ 1 milhão.

De acordo com o coordenador do Iesp, coronel Antônio Bentes, a unidade está preparada para receber os novos concursados. “Estamos com uma expectativa muito grande por estarmos recebendo o maior efetivo de concurso público jamais visto, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. A formação militar tem duração de 18 meses e já nos primeiros 100 dias, eles passarão por um internato que tem por objetivo trabalhar os valores atitudinais importantes para a carreira”, afirmou.

A Segup equipou 14 alojamentos com mobiliário e climatização e banheiros coletivos para receber o quantitativo. Em outubro, o governador Helder Barbalho entregou a nova quadra poliesportiva com 738,45 m² e o dojô com 170 m², para os treinos de artes marciais e defesa pessoal, além de vestiários.

O espaço é utilizado pelo sistema de segurança, mas também está disponível para a comunidade de Marituba através da realização de ações como o Projeto Reviver, formado por 48 idosos; e o Polo ParáPaz que atende 140 crianças.

Ampliação

Os investimentos incluem a construção de nove salas de aula. Os dois blocos vão receber os aprovados no concurso da Polícia Civil.

“Vamos receber 265 delegados e 506 investigadores para fazer o curso dentro do Iesp, formação de março até junho”, comentou o coronel Bentes.

Saiba mais:

Polícia Militar conclui habilitação de candidatos excedentes ao CFO e CFP

Convocação de cadastro reserva eleva para 3,1 mil o número de novos policiais militares

Governo entrega nova quadra e dojô para Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp)