Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO E SEGURANÇA

Governo entrega nova quadra e dojô para Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP)

Em 21 anos de fundação, esta é a primeira vez que o Instituto recebe investimentos para qualificar e aprimorar a formação dos agentes da Segurança Pública do Pará

Por Aline Saavedra (SECOM)
15/10/2021 15h13

Governador no ato de entrega da nova quadra poliesportiva do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), nesta sexta-feira (15)Desde a sua criação, há 21 anos, esta é a primeira vez que o Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp) recebe novos investimentos para qualificar e aprimorar a formação dos agentes de segurança pública do Pará. Nesta sexta-feira, 15, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) entregou uma nova quadra poliesportiva e um dojô voltados para a formação e prática esportiva dos profissionais de segurança e também para a comunidade que participa de iniciativas realizadas pelo Pará Paz. O Iesp é vinculado à Segup e está localizado no km 13 da rodovia BR-316.

Estrutura - A quadra poliesportiva possui área de 738,45 m² e ganhou uma nova arquibancada, alambrados, cobertura com telha em alumínio e o piso refeito todo em concreto, além de pintura de toda estrutura. Já para o treino de artes marciais e defesa pessoal, o novo dojô com 170 m², possui capacidade para até 30 pessoas. Amplo, arejado e adequado para a atividade. Foi construído também um vestiário com alas masculina e feminina.

O investimento realizado por meio de recursos próprios do Estado e também do Governo Federal, por meio do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp) totalizou mais de um R$ 1 milhão. 

No ato de entrega pelo governador, o titular da Segup, Ualame Machado; a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, e demais autoridadesO governador do Estado, Helder Barbalho, destacou a importância de oferecer uma boa estrutura para formação dos agentes e o que isso reflete no serviço prestado à sociedade. “Nós temos estruturado o nosso Instituto de Ensino para formação dos profissionais de segurança, para que possamos ter cada vez mais profissionais qualificados. Com a estrutura ampliada, nós podemos fazer frente com novos concursos e consequentemente a formação desses concursados para logo servirem na garantia de segurança e proteção para a nossa população. Por isso eu festejo esse momento. Momento de força, de investimentos em educação, em segurança pública para mais presença e qualidade do sistema de segurança para a paz da população”, afirmou. 

Governador e autoridades da Segurança Pública assistem apresentação que estreou o Dojô, também entregue pelo Governo do ParáO chefe do executivo informou ainda que os espaços também serão abertos para a comunidade. “Esse espaço é utilizado pelo sistema de segurança, mas acima de tudo está de portas abertas para a comunidade de Marituba, para que aqui projetos sociais possam acontecer, para que aqui a inclusão dos equipamentos públicos do Estado possam servir para a formação, e acima de tudo, para a transformação social da população de Marituba”, concluiu o governador.

Concurso – A nova estrutura, que reflete um grande investimento na segurança pública no Norte do Brasil receberá em breve os candidatos do concurso que está em andamento. “Nós entregamos agora uma quadra poliesportiva coberta com tatame, que é uma referência na região, além de vestiário, toda estrutura necessária para que nós possamos receber inclusive os candidatos dos futuros concursos e que estão em andamento, inclusive o da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, todo corpo de alunos que será recebido no início do ano no Iesp já irá utilizar essa estrutura”, informou o secretário de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Machado. 

Para o diretor do Instituto, Coronel BM Antonio Bentes, a entrega das obras destaca a preocupação do sistema de segurança em oferecer uma melhor estrutura aos profissionais. “Há muitos anos o Iesp não tinha sido olhado com um cuidado, com uma atenção como está ocorrendo agora. Temos a partir de hoje uma excelente estrutura para os servidores e também para os moradores do entorno. Com isso a população toda se beneficia, seja com o serviço prestado pelos militares, seja usufruindo da nova estrutura”, elencou. 

Participam da cerimônia de entrega o governador do Estado, Helder Barbalho, o secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado, a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, além de representantes dos órgãos de segurança e demais autoridades.