Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional do Tapajós promove conscientização no 'Dezembro Vermelho'

Campanha nacional na unidade é direcionada para usuários e funcionários, envolvendo todos na luta contra o HIV, Aids e outras ISTs

Por Governo do Pará (SECOM)
17/12/2021 19h15

A oferta de testagem rápida fez parte das ações no Hospital Regional do TapajósO Hospital Regional do Tapajós Teófilo Olegário Furtado (HRT), em Itaituba, no Sudoeste do Pará, promoveu durante esta semana palestras para conscientizar funcionários e usuários sobre sintomas, formas de contágio e prevenção do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). A ação faz parte da campanha alusiva ao “Dezembro Vermelho”, mês dedicado à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com HIV.

Funcionários receberam laços vermelhosHouve distribuição de laços vermelhos aos funcionários para demonstrar engajamento na campanha, oferta de testagem rápida e entrega de preservativos masculinos e femininos. Outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também foram abordadas.

“Esse tipo de ação é muito importante dentro do Hospital, pois trabalhamos com saúde e temos o dever de orientar e repassar informações sobre prevenção à Aids e a todas as doenças sexualmente transmissíveis, para os familiares e para a comunidade”, disse a técnica em Enfermagem, Janaina Priscila.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HRT, Bruna Santana, além do “Dezembro Vermelho”, a unidade busca trabalhar com outras temáticas no decorrer do ano. “Sabemos da importância das ações educativas para os colaboradores do Hospital. E todas nossas atividades são direcionadas, e têm como intuito levar informação e tratar da prevenção”, acrescentou.

Palestras para funcionários e usuáriosPrevenção - O mês de dezembro é marcado pela luta contra a disseminação do HIV, causador da Aids – 1º de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, doença que já matou milhões de pessoas no mundo, principalmente nos anos 1980 e 1990, quando ainda era pouco conhecida. Hoje, pode ser evitada com o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no Brasil existem 694 mil pessoas em tratamento da doença, e neste ano 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia. Assim, 81% das pessoas diagnosticadas com HIV realizam tratamento, que é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Moisés Sodré - Ascom/HRT