Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO

Pará recebe mais vacinas contra a Covid-19 nesta terça-feira (14)

Todas as doses dessa remessa são da Janssen. Sespa recomenda aos municípios que realizem busca ativa principalmente entre as pessoas que não tomaram nenhuma dose

Por Caroliny Pinho (SESPA)
14/12/2021 11h50

O Pará recebeu, na manhã desta terça-feira (14), no Aeroporto Internacional de Belém, mais 76.550 doses da Janssen. Até o momento, o Estado já recebeu 13.367.165 imunizantes, distribuídos entre Pfizer, Coronavac, Astrazeneca e Janssen. 

A equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que recebeu as vacinas no Aeroporto, é a responsável pelo envio aos Centros Regionais de Saúde por vias terrestre, aérea e fluvial, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A equipe da Sespa deve organizar ao longo desta semana a logística de distribuição das doses levando em consideração os municípios com menor cobertura vacinal. 

“Nossa estratégia neste momento é fortalecer a vacinação nas cidades paraenses que precisam melhorar seus índices e que parte da população ainda não tomou nem a primeira dose. Os imunizantes devem ser distribuídos já nos próximos dias e as doses são repassadas segundo a necessidade de cada local”, explica Daniele Nunes , que é diretora de Epidemiologia da Sespa. 

A Sespa tem recomendado aos municípios que realizem busca ativa principalmente entre as pessoas que não tomaram nenhuma dose. As vacinas da Janssen serão usadas para doses de reforço. Com a chegada de mais doses, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, acredita que será possível avançar ainda mais no processo de imunização.

“Estamos realizando uma força-tarefa para que todos os paraenses tenham acesso a vacina, mas é sempre bom destacar que esse é um trabalho em conjunto que precisa também do apoio das secretarias municipais de saúde e da população que não pode deixar de completar o esquema vacinal. Por isso, procurem os postos de saúde mais próximos e fiquem atentos às datas para realizar também a dose de reforço”, afirma.

Vacinômetro

Em dados atualizados, até a manhã desta terça-feira (14), o Vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 13.391.235 doses de imunizantes do Ministério da Saúde. No total, 5.473.698 pessoas tomaram a primeira dose (73,29% de cobertura vacinal), 4.171.384 tomaram a segunda dose (55,85% de cobertura vacinal) e 360.398 pessoas já tomaram a dose de reforço (4,62% de cobertura vacinal). 

No link http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/ a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses no processo de imunização.