Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Polícia Civil debate estratégias para ampliar atendimento especializado à mulher

O I Encontro de Deams do Estado do Pará reuniu gestores das delegacias de todo o Estado para uniformizar o atendimento e acolhimento ao público feminino

Por Roberta Meireles (SEGUP)
10/12/2021 20h01

Com a participação de titulares e servidores das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) do Estado, a Polícia Civil promoveu o I Encontro Técnico de Deams nesta sexta-feira (10), no Auditório Ione Coelho, na Delegacia-Geral, em Belém. O evento encerrou a programação “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, iniciada em 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. 

Para o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, a iniciativa visou melhorar o entendimento técnico acerca do assunto, bem como debater os mecanismos para a retaguarda de atendimento e acolhimento às vítimas. "Certamente, com as ações promovidas estamos qualificando os servidores para o atendimento no âmbito de violência contra a mulher, para que os resultados sejam ainda melhores. O evento de hoje gera oportunidade para trocas de experiências entre as representantes de unidades, inclusive das delegacias do interior com as unidades da Região Metropolitana, não apenas debatendo os temas abordados em nível nacional, mas também os avanços em relação à legislação e adequação de nossas unidades, fundamental para que a Polícia Civil esteja sempre à frente, intensificando sua luta para não permitir o avanço de nenhum tipo de violência contra a mulher", disse Walter Resende. Unidade especializada de atendimento e acolhimento à mulher vítima de violência

O Encontro reuniu titulares das delegacias do interior do Estado, a fim de uniformizar o atendimento no âmbito estadual. "Para nós, a iniciativa é extremamente importante, pois é uma oportunidade para as delegacias do interior e da capital compartilharem conhecimento, e assim buscarmos novas estratégias para melhorar o atendimento em nossas unidades especializadas. A expectativa é que a partir das experiências, e tudo o que foi compartilhado, possamos oferecer um atendimento ainda melhor e mais humanizado a todas que cheguem até nós", afirmou a titular da Deam e Deaca de Castanhal, delegada Lidiane Pinheiro.

Programação - Pela manhã foram ministradas palestras sobre Violência contra a mulher: Reflexão, desconstrução e conscientização da atuação policial, ministrada pela delegada-geral adjunta, Daniela Santos, e A importância das Deams na Construção da Igualdade de Gênero, ministrada pela educadora Fátima Matos.

À tarde, houve a mesa de debates com as titulares das Delegacias Especializadas, abordando a temática do Encontro, troca de conhecimentos, novas metodologias e diretrizes para o planejamento e enfrentamento na área de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, sexual e familiar. Também foram apresentadas estratégias interdisciplinares que visam contribuir para melhorias na área da segurança pública no Estado do Pará.

Segundo a titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), delegada Ariane Melo, a expectativa é uniformizar e aprimorar o atendimento, tanto nas Delegacias Especializadas, como nas unidades de bairros, a partir das ações realizadas. "Com nossas ações queremos melhorar o enfrentamento por meio da qualidade nos atendimentos. Em relação à quantidade de demandas, estamos buscando realizar mutirões para que possamos atender efetivamente todos os casos, todas as mulheres, e tenhamos as conclusões dos inquéritos instaurados. Diante disso, estamos buscando mecanismos e novas tecnologias para evoluir nossos atendimentos, além da troca de saberes entre as colegas para boas práticas", enfatizou Ariane Melo.

O Pará conta com 18 delegacias especializadas, sendo uma em Belém, uma em Ananindeua, uma em Marituba (municípios da Região Metropolitana de Belém) e 15 no interior, relacionadas às Regiões Integradas de Segurança Pública e Defesa Social (Risps). As Deams localizadas no interior acumulam a competência das Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).