Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Testagem itinerante para a Covid-19 chega a Tailândia

Programação será realizada neste sábado (11) e domingo (12), de 8h às 14h, em diferentes espaços

Por Carol Menezes (SECOM)
10/12/2021 16h23

O Centro Itinerante de Testagem de Covid-19 do Governo do Pará chega este fim de semana a Tailândia, na região de integração do Tocantins, nos dias 11 e 12 de dezembro. A programação ocorre de 8h às 14h, e começa neste sábado (11) na Escola Ricarte Lopes, migrando no dia seguinte para a quadra de esporte da Praça do Distrito dos Palmares.

A ação é desenvolvida pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Laboratório Central do Estado (Lacen), em parceria com Centros Regionais de Saúde e Prefeituras. 

O diretor do Laboratório Central do Estado (Lacen) e coordenador do Centro de Testagem Itinerante, Alberto Junior, afirma que a empreitada já percorreu onze cidades das regiões Nordeste e Baixo Tocantins, ligadas ao 6º e ao 4º Centro Regional de Saúde, e já realizou mais de três mil testes, entre os tipos rápido antígeno e RT-PCR. Cerca de 10%, ou 340, das mostras testaram positivo, e uma parte delas (20) foi encaminhada para o sequenciamento genético que identifica novas variantes.

"Começamos em setembro de 2021, no feriado de 7 de Setembro, em Salinas, e na parada mais recente, em Barcarena, aplicamos 267 testes. O que a gente pode observar é que, mesmo com uma quantidade aparentemente pequena de amostras coletadas, ainda tivemos muitos casos positvos, de pessoas que estão circulando normalmente, às vezes com sintomas leves, outras vezes assintomáticas", detalha o diretor do Lacen. Quando o resultado é positivo, o testado assina um termo de isolamento expedido pela Vigilância Sanitária, comprometendo-se ao isolamento por 14 dias, a fim de evitar a propagação da doença - vale lembrar que, atualmente, um infectado pode passar a doença para até outras cinco pessoas.

Estrutura

O Centro Itinerante conta com um ônibus plotado que chega às cidades após o contato com os Centros Regionais de Saúde, estes responsáveis pela articulação com as prefeituras. Os locais de estacionamento do veículo costumam ser próximos de pontos de muito movimento - feiras, supermercados, etc.

"Nós disponibilizamos os testes e a estrutura, mas dependemos dos gestores fazerem essa busca ativa, estimularem a população a se testar. Em alguns locais, fazemos uma articulação no sentido de disponibilizar um consultório para que também seja feita a vacinação contra a Covid-19, disponibilizada pela Secretaria de Saúde do município", relata Alberto, que enaltece a boa adesão à testagem por onde a caravana passou. A ideia é encerrar o ano com o ônibus ofertando testes em Salinópolis, entre os dias 28 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022.

Além da ação itinerante, segue funcionando 24 horas por dia e sete dias por semana o Centro de Testagem do Aeroporto Internacional de Belém, em funcionamento desde julho de 2021, e já tendo realizado mais de 16 mil testes. Durante 15 dias da quadra nazarena deste ano, o mesmo ônibus que está viajando os municípios ficou parado na Praça Santuário, onde foram realizadas 1.503 coletas que resultaram em 25 casos positivos.