Fapespa lança nesta terça-feira (07) Boletim Agropecuário que irá balizar estratégias do setor
Programa oferece um diagnóstico do setor agropecuário no plano estadual e municipal, considerando os principais indicadores disponíveis sobre o segmento agrícola e pecuário
Nesta terça (07), o Governo do estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), lançou o Boletim Agropecuário do Estado do Pará, que irá auxiliar o agronegócio no estado. O programa oferece um diagnóstico do setor agropecuário no plano estadual e municipal, considerando os principais indicadores disponíveis sobre o segmento agrícola e pecuário. O estudo será disponibilizado ao público e divulgado no site da Fapespa visando fortalecer e aprimorar a integração, o gerenciamento, o acesso e o monitoramento dos dados e informações de interesse estratégico para o setor agropecuário.
O Boletim Agropecuário do Estado do Pará ainda reúne dados da quantidade produzida dos cultivos agrícolas, assim como as taxas de produtividade e valores da produção. O programa analisa o setor agropecuário paraense sob a ótica dos níveis de empregabilidade, dos investimentos disponibilizados pelas linhas de créditos rurais e pelos níveis de comercialização externa. Dessa forma, é efetuada uma leitura geral das informações transversais ao setor agropecuário estadual.
Para isso, o estudo foi elaborado considerando-se alguns dos principais estudos e pesquisas, assim como relatórios e base de dados oficiais, tendo seu eixo de abordagem na Produção Agrícola Municipal (PAM), a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), a Produção da Pecuária Municipal (PPM), o PIB Municipal, o Censo Agropecuário 2006–2017, conduzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de informações do Programa Terraclass, do INPE, e da Matriz de Crédito Rural, do BACEN. Incorporaram-se, também, informações do Ministério do Trabalho e Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior.
É importante ressaltar que o setor agropecuário do Pará passa por um momento positivo no cenário nacional, que se deve ao grau de importância de alguns dos produtos cultivados e produzidos em larga escala no estado e possuem destaque na economia nacional, tendo como exemplo o dendê, o açaí, o abacaxi, o cacau, a pimenta-do-reino e a mandioca. Soma-se a isso o gado paraense, que está entre os três maiores rebanhos do país. Desse modo, essa configuração caracteriza o estado como a fronteira agrícola da Amazônia a ser consolidada.
Outro aspecto observado é que essa cultura ampliou no Pará uma discussão que vai além de o estado consolidar-se como grande produtor de soja. Ela compreende também o fato de o Pará ser considerado uma importante plataforma logística, já que os portos paraenses permitem o escoamento de produtos oriundos do centro-sul do país, sendo a soja produto de grande importância para a economia brasileira.
Texto: Rodolfo Chermont/Ascom Fapespa