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Estudantes da rede estadual participam de exposição científica de acadêmicos da Uepa

Dezesseis experimentos foram apresentados na “Experimenta Enem”, organizada por acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
24/11/2021 15h09

Graduanda de Licenciatura em Química, da Uepa, demonstra experimento para estudantes da Escola Augusto Meira, em Belém Nesta quarta (24), alunos da Escola Estadual Augusto Meira, em Belém, participaram da I Mostra “Experimenta Enem”, organizada por acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A iniciativa busca resolver questões recorrentes sobre a disciplina no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de experimentações práticas e didáticas. 

Durante a programação, 16 experimentos foram apresentados aos alunos sobre diferentes conteúdos relacionados à matéria, com funções inorgânicas, termoquímica, cálculos estequiométricos, chuva ácida e equilíbrio químico. O projeto é desenvolvido pela Uepa, através do Subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), responsável por coordenar os estagiários da graduação.

Ainda nesta sexta-feira (26), as atividades pedagógicas também serão realizadas com os alunos da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Souza, em Belém. Segundo a coordenadora do Subprojeto de Química do PIBID, Lucicléia Pereira, a intenção é a de expandir as atividades para outras escolas públicas, para ampliar a vivência dos alunos com a experimentação química. 

"A gente sabe que as questões do Enem, na área de Ciências da Natureza, são complexas e algumas envolvem o raciocínio experimental em seus enunciados. Por esta razão, tivemos a ideia de pegar questões recorrentes no exame, que necessitam desse raciocínio experimental e fizemos os ensaios, para resolver essas dúvidas de maneira bastante didática, para que eles pudessem acompanhar presencialmente esse fenômeno químico e tenham uma compreensão adequada sobre o conhecimento científico da disciplina”, pontuou a educadora. 

Entusiasmo - O estudante do 6º semestre de Licenciatura em Química (Uepa), Alison Almeida, disse que é gratificante poder incentivar, repassar conhecimentos e contribuir para que os candidatos possam se sair bem no Enem. “É fundamental que os alunos deixem de ter uma ideia ultrapassada sobre a química e passem a compreender questões relevantes sobre a disciplina e, até mesmo, colocar isso em prática no seu dia a dia. Hoje, nós estamos aqui para ajudar com que esses alunos alcancem um bom resultado no Enem, por meio de experimentos simples e de fácil compreensão”, garantiu o discente.

“A satisfação de estar aqui é muito grande, porque o nosso curso está sendo reconhecido como licenciatura, como ciência e a gente está mostrando para eles um pouco do que aprendemos na universidade, a nossa prática e, com certeza, a oportunidade de interagir e ensinar esses alunos está sendo fantástico. Acho que é inexplicável a sensação de ajudar alguém a ter acesso ao conhecimento e, consequentemente, na construção do seu futuro”, destacou a acadêmica do 4º semestre de Licenciatura em Química, Williane Azevedo.

A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Milena de Melo, afirmou que os conteúdos vão ajudá-lo, em breve, quando for realizar a prova do Enem. “Gosto de disciplina e achei muito interessante a explicação dos estagiários de Química. Graças ao que eles nos ensinaram, vamos ficar mais inteirados sobre o assunto e nos preparar adequadamente para o exame”, contou a aluna. 

Cooperação - A parceria com as escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se deu por um processo de seleção, que possibilitou a escolha de professores e acadêmicos da Uepa pelo PIBID. O projeto foi implementado no início do ano letivo de 2021 e tem ajudado a fortalecer o processo de ensino-aprendizagem de toda a comunidade escolar.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, “é muito importante a integração com a Uepa, trazendo os graduandos para trabalharem junto com os professores e auxiliando nas questões que muitas vezes geram dúvidas na prova do Enem. Agradecemos esta parceria que traz, com certeza, inovação e qualidade de ensino para nossos alunos”, asseverou a titular da Seduc.

Para o diretor da Escola Estadual Augusto Meira, José Messiano Ramos, a iniciativa é extremamente importante, porque demonstra a criatividade e a inovação que a unidade sempre desenvolve com toda a comunidade escolar. “Essa é uma atividade diferente que, acima de tudo, aproxima o conhecimento teórico do conhecimento prático. O processo educativo de uma maneira diferente, melhora a apreensão do conhecimento pelos alunos, além de terem um ganho significativo na vida deles. Portanto, uma educação mais criativa, que possibilita uma vivência do que se aprende em sala de aula, faz toda a diferença”, ressaltou o dirigente.

*Texto de Vinícius Leal (Ascom / Seduc)