Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO À ECONOMIA

Codec e Sedeme visitam o município de Itaituba em evento do Programa Parcerias pelo Pará

A Companhia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Pará apresentaram propostas de parcerias para potencializar as oportunidades econômicas

Por Governo do Pará (SECOM)
24/11/2021 13h57

Vista aérea da orla do município de Itaituba, no sudoeste do Pará O município de Itaituba, na região sudoeste do Pará, recebeu nos últimos dias, a visita de representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Na oportunidade, as entidades apresentaram propostas de parcerias com o município, tendo o objetivo de aumentar as possibilidades de criação de áreas industriais incentivadas pelo Governo do Estado. A visita faz parte da agenda de ações do Programa Parcerias pelo Pará.

“O nosso diálogo com as prefeituras é para levantar dados importantes entre as partes envolvidas, isso nos dá a possibilidade de entregar ao mundo esse potencial, além de oferecer às empresas, que se interessam por Itaituba, uma variedade de programas de incentivos para a instalação industrial na região”, explica o presidente da Codec, Lutfala Bitar.

Lutifala acrescentou que a verticalização das cadeias produtivas na região é de fundamental importância para a geração de emprego e renda para a população. 

A criação do Guia do Investidor do município de Itaituba é uma etapa inicial para que novas parcerias sejam fechadas, futuramente. O gerente de Relações Institucionais da Codec, Evandro Diniz, informou que o levantamento para o diagnóstico econômico regional deve considerar as oportunidades econômicas existentes do município para trazer avanços e rentabilidade para o município.

“Dialogamos com prefeitura e secretarias e ficamos impressionados com os potenciais econômicos de Itaituba. A facilidade em logística de grãos da região abrange potenciais investidores de todas as regiões do Brasil. Retornaremos em dezembro ao município para assinar juntos o Protocolo de Intenções e nele já teremos prazos a serem cumpridos de forma conjunta para viabilizar e trazer mais desenvolvimento para Itaituba”, revela Evandro.

Itaituba – O município deu um salto econômico nos últimos anos, proporcionado pela mineração, pecuária, mas principalmente pelo importante terminal logístico de transporte de grãos de Miritituba (distrito do município). Com isso, Itaituba tornou-se uma nova rota que reduziu os custos logísticos quase pela metade em relação à rota tradicional pelo sul do País, trazendo benefícios para o Brasil e exportadores.