Departamento de Trânsito aprimora fiscalização de velocidade com uso da tecnologia
Desde o ano de 2019, o órgão investe em equipamentos para monitorar as vias e incentivar os condutores a obedecerem os limites estabelecidos pela legislação
No Pará, a fixação de radares ocorre mediante estudo técnico e, em geral, é instalado em áreas de movimentação urbana e estradasFoto: Asdecom / DetranO excesso de velocidade está entre as principais causas de acidentes nas rodovias estaduais do Pará. De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em 2020, conduzir veículo acima do limite permitido para a via foi a causa de pelo menos 1.423 acidentes no Pará, representando aproximadamente 5% do total de acidentes do ano passado. Para aumentar a segurança viária e coibir essa irregularidade, o Detran vem aperfeiçoando o sistema de fiscalização com a ajuda da tecnologia. O assunto foi tratado na Conferência Iberoamericana sobre Fatores de Risco, realizada nesta terça-feira (23), pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
Desde 2019, o órgão tem investido na aquisição de equipamentos para monitorar as vias e incentivar os condutores a obedecerem os limites estabelecidos pela sinalização. Uma dessas iniciativas ocorre por meio do uso de controladores de velocidade. Até o momento, 138 radares estão em operação em 33 municípios. Com velocidade entre 40 e 80 km/h, os radares fixos têm a função legal de evitar o excesso de velocidade e, com isso, prevenir acidentes. No Pará, a fixação de radares ocorre mediante estudo técnico e, em geral, é instalado em áreas de grande movimentação urbana ou em estradas com maior índice de acidentes, após aferição do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Inmetro).Foto: Asdecom / Detran
Outra medida adotada pelo Detran é o videomonitoramento das vias por meio da Central de Controle de Operações Viárias-Sentinela. Desde o início deste ano, cerca de 300 câmeras monitoram veículos que trafegam acima da velocidade permitida em todo o estado. Com o uso da tecnologia em alta definição, as câmeras registram a infração em tempo real e emitem o alerta para que o agente de trânsito possa fiscalizar o veículo irregular.
Foto: Asdecom / DetranDe acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um aumento de 5% na velocidade média, aumenta aproximadamente 10% os acidentes com lesões, e de 20% a 30% as colisões letais. Reduzir à metade as lesões e mortes no trânsito até 2030 está entre as 12 metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU) para a segurança no trânsito. É também um dos focos do projeto do Detran Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil (Fortalecimento da Fiscalização do Trânsito Rodoviário no Brasil), aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária e supervisionado pela Cepal.
CONFERÊNCIA
A Conferência Iberoamericana objetivou debater as diferentes formas de abordar a velocidade como fator de risco em diferentes nações e socializar experiências de alguns países que podem ser replicadas em outros. O projeto do Detran foi um dos destaques do evento. O assessor técnico do órgão, Luiz Otávio Miranda, destacou os principais pontos do Strengthening Road Traffic Enforcement, entre eles a mudança cultural e estrutural nas práticas de fiscalização, as ações para gestão e controle da velocidade e o Protocolo Estadual de Fiscalização. “O Projeto tem feito mudanças significativas na gestão da segurança viária, introduzindo novas práticas de abordagem baseadas nos fatores de risco e evidências. Os equipamentos de controle e fiscalização da velocidade integram a gestão a partir do estabelecimento do protocolo específico para reduzir o fator de risco causado pelo excesso de velocidade”, explicou.