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Departamento de Trânsito aprimora fiscalização de velocidade com uso da tecnologia

Desde o ano de 2019, o órgão investe em equipamentos para monitorar as vias e incentivar os condutores a obedecerem os limites estabelecidos pela legislação

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
23/11/2021 15h30

No Pará, a fixação de radares ocorre mediante estudo técnico e, em geral, é instalado em áreas de movimentação urbana e estradasO excesso de velocidade está entre as principais causas de acidentes nas rodovias estaduais do Pará. De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em 2020, conduzir veículo acima do limite permitido para a via foi a causa de pelo menos 1.423 acidentes no Pará, representando aproximadamente 5% do total de acidentes do ano passado. Para aumentar a segurança viária e coibir essa irregularidade, o Detran vem aperfeiçoando o sistema de fiscalização com a ajuda da tecnologia. O assunto foi tratado na Conferência Iberoamericana sobre Fatores de Risco, realizada nesta terça-feira (23), pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). 

Desde 2019, o órgão tem investido na aquisição de equipamentos para monitorar as vias e incentivar os condutores a obedecerem os limites estabelecidos pela sinalização. Uma dessas iniciativas ocorre por meio do uso de controladores de velocidade. Até o momento, 138 radares estão em operação em 33 municípios. Com velocidade entre 40 e 80 km/h, os radares fixos têm a função legal de evitar o excesso de velocidade e, com isso, prevenir acidentes. No Pará, a fixação de radares ocorre mediante estudo técnico e, em geral, é instalado em áreas de grande movimentação urbana ou em estradas com maior índice de acidentes, após aferição do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Inmetro).

Outra medida adotada pelo Detran é o videomonitoramento das vias por meio da Central de Controle de Operações Viárias-Sentinela. Desde o início deste ano, cerca de 300 câmeras monitoram veículos que trafegam acima da velocidade permitida em todo o estado. Com o uso da tecnologia em alta definição, as câmeras registram a infração em tempo real e emitem o alerta para que o agente de trânsito possa fiscalizar o veículo irregular.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um aumento de 5% na velocidade média, aumenta aproximadamente 10% os acidentes com lesões, e de 20% a 30% as colisões letais. Reduzir à metade as lesões e mortes no trânsito até 2030 está entre as 12 metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU) para a segurança no trânsito. É também um dos focos do projeto do Detran Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil (Fortalecimento da Fiscalização do Trânsito Rodoviário no Brasil), aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária e supervisionado pela Cepal.

CONFERÊNCIA

A Conferência Iberoamericana objetivou debater  as diferentes formas de abordar a velocidade como fator de risco em diferentes nações e socializar experiências de alguns países que podem ser replicadas em outros. O projeto do Detran foi  um dos destaques do evento. O assessor técnico do órgão, Luiz Otávio Miranda, destacou os principais pontos do Strengthening Road Traffic Enforcement, entre eles a mudança cultural e estrutural nas práticas de fiscalização, as ações para gestão e controle da velocidade e o Protocolo Estadual de Fiscalização. “O Projeto tem feito mudanças significativas na gestão da segurança viária, introduzindo novas práticas de abordagem baseadas nos fatores de risco e evidências. Os equipamentos de controle e fiscalização da velocidade integram a gestão a partir do estabelecimento do protocolo específico para reduzir o fator de risco causado pelo excesso de velocidade”, explicou.