Adepará promove capacitação para produtores de pimenta-do-reino em Oeiras do Pará
Técnicos da Agência também cadastraram e fiscalizaram propriedades rurais produtoras de pimenta em cinco localidades
Produtores participam de curso de boas práticas para colheita e beneficiamento da pimenta-do-reino (Piper nigrum), em Oeiras do ParáA Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) cadastrou e fiscalizou propriedades rurais produtoras de pimenta-do-reino (Piper nigrum) nas localidades de Marambira, Pau de Rosa, Costeira, Carará e Muquém, no município de Oeiras do Pará, de 16 a 20 deste mês. No mesmo período, o órgão promoveu o curso de Boas Práticas da Colheita e Beneficiamento da Pimenta-do-reino.
A iniciativa é ministrada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), a partir de palestra sobre Educação Sanitária, realizada pelos servidores da Adepará, nos referidos municípios.
Em Muquém, no KM-50 da BR-422, em Oeiras do Pará, o treinamento contou com a presença de 35 produtores, que receberam folders, declaração e certificado de participação.
A ação, em conformidade com a Portaria 1.332/2021, objetivou preparar os produtores para as boas práticas do beneficiamento da pimenta-do-reino, para evitar a contaminação pela Salmonella, bem como, por outros fatores que impedem a comercialização nos mercados interno e externo, como teor de unidade, coliformes fecais e resíduos de agrotóxico.
Técnicos da Adepará, Uepa e os produtores rurais que receberam treinamento para aprimorar o cultivo de pimenta-do-reino O treinamento contou com representantes da Uepa, Semma / Oeiras do Pará, ONG LIatam (prestadora de assistência técnica) e a Adepará; representada pelo agente de fiscalização, Alessandro Alfaia, e o fiscal estadual agropecuário, Paulo Aviz. Os dois servidores ministraram a palestra de Educação Sanitária voltada às boas práticas de produção e beneficiamento da cultura.
O evento deliberou pela criação de uma comissão que discuta a realização do festival da pimenta-do-reino, no ano de 2022. Também foi decidida a realização das análises laboratoriais da pimenta-do-reino, o que será realizado em parceria com a Uepa, bem como, o cadastramento de todos os produtores e propriedades produtoras de pimenta-do-reino na Adepará.
"O objetivo principal desse treinamento foi o de divulgação da Portaria 1.332/2021, que trata diretamente dos procedimentos para a produção, colheita e pós-colheita da pimenta-do-reino do Pará. O evento ainda contou, ao final, com o sorteio de um kit da Adepará, com sacola, boné e folders dos programas coordenados pela Agência, e foi oferecido um almoço aos participantes. Todos ficamos bem satisfeitos com o resultado da programação", avaliou o coordenador, engenheiro agrônomo Paulo Aviz, fiscal estadual agropecuário da Adepará.