Em Pacajá, avanço das obras de pavimentação trazem melhorias para população
Dos 17 km totais do projeto, cerca de 8,3 km já foram entregues
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.ParáMunicípio da Transamazônica, Pacajá, sudoeste paraense, vem recebendo melhorias de pavimentação e drenagem profunda que tem beneficiado a cidade que concentra a logística de transportes da agropecuária e da indústria além da população que ganha com mobilidade e segurança viária.
Com forte crescimento econômico e com novas oportunidade de negócios, a cidade de Pacajá vem se tornando um centro urbano que demanda de infraestrutura adequada para escoamento da produção e a circulação de pessoas. Para isso, através do programa 'Municípios Sustentáveis', o governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), tem executado obras de asfalto e serviços de terraplanagem, drenagem profunda e calçamento.
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.ParáCom previsão de um pouco mais de 17 km, o projeto já teve execução de 8,37 km nas vias principais de Pacajá. Situada no bairro São Francisco, a rua João Miranda com quase 1 km de extensão, foi uma das que recebeu os serviços. Ligando o bairro de Novo Horizonte à Transamazônica, o trecho é importante para o abastecimento da cidade.
Com uma padaria na rua João Miranda, o empresário João Santos Alves, 52 anos, sentiu seguro para empreender mais uma vez no local. “Com uma rua pavimentada, bonita o meu outro comércio teve aumento de 60%. Com o asfalto as pessoas vêm com facilidade do centro para cá”, destaca.
João Santos AlvesFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.ParáCom a chegada do asfalto, muitos avanços foram promovidos para a população. Uma das primeiras moradoras da Rua Primavera, a professora Izaquelene da Silva, 48 anos, conta que a chegada das obras representa a concretização de um sonho.
“Sou a quinta moradora desta rua e imaginava um dia ver ela asfaltada. Era quase um sonho impossível. O tempo foi passando e após 22 anos, o governo do Estado fez essa obra. Sou muito feliz porque eu vi o progresso acontecer”, declarou alegre a professora.
Izaquilene dos Santos da SilvaFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.ParáAntes estreita, a Rua Primavera foi completamente reformulada, além da drenagem profunda e terraplenagem, a via que possui 1 km de extensão, foi duplicada para garantir a segurança no tráfego de veículos e pedestres. O calçamento também foi entregue para a população que utiliza para atividades físicas.
Melhorias para a população
A pavimentação é consequência da parceria com as prefeituras por parte do Estado que tem trabalhado para garantir melhorias na infraestrutura urbana de vários municípios paraenses, destaca o titular da Sedop, Ruy Barata.
“Nas regiões do Xingu e Tapajós nós temos trabalhado para garantir obras de pavimentação e drenagem. São serviços que vão de encontro com as necessidades da população, tirando o povo da lama e da poeira”, afirmou o secretário.
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.ParáO programa "Municípios Sustentáveis" contempla 12 municípios das regiões do Xingu e do Tapajós conta com investimento externo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do New Development Bank (NDB), instituições internacionais que apoiam a realização de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
Vicinais
Além da área rural, os trechos utilizados para ligar as localidades com o centro urbano de Pacajá também receberam serviços por parte da gestão estadual. Em julho, o Governo do Pará assinou Ordem de Serviço autorizando a compra de 115 mil litros de óleo diesel para obras de recuperação das vicinais na cidade. Importantes para a população que reside nessa área, as vicinais são utilizadas, principalmente, para acesso aos serviços de saúde e comércio.