Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar finaliza atividades alusivas ao Outubro Rosa com palestras para usuárias da Unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
29/10/2021 17h46

Durante este mês de Outubro, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém (PA), realizou atividades alusivas à campanha de conscientização, sensibilização e educação em Saúde, "Outubro Rosa", criada com com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero.

Na tarde dessa quinta-feira (28), aconteceu a segunda parte da programação desta semana, com palestra sobre o tema "Prevenir e o melhor remédio". A palestra, que teve como público alvo as usuárias que aguardavam atendimento, fez parte da programação iniciada nessa terça-feira (26), com uma roda de conversa entre mulheres do grupo Laços de Amor.

A ação foi promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Unidade para os públicos, usuários e funcionários do hospital, com o objetivo de reforçar o papel social do HJB, enquanto instituição de Saúde que mantém o compromisso com a sociedade em promover eventos que disseminem informações de qualidade sobre prevenção de doenças por meio da contribuição de seus profissionais. 

Na roda de conversa com as convidadas do grupo Laços de Amor, criado foi oportunizado um momento de troca de informações sobre o tratamento da doença enfrentada pelas convidadas Isabel Alves e Marilene Silva, que compartilharam informações sobre prevenção, serviços indisponíveis na rede pública de assistência; experiências de cada uma diante da luta contra o câncer, e muitas mensagens de incentivo à promoção do autocuidado por meio da realização do autoexame e demais exames de prevenção; posturas e comportamentos preventivos.

"A mensagem que a gente deixa é justamente aquilo que o Outubro Rosa preconiza: a promoção do autocuidado e da prevenção para a obtenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. É muito importante que a gente tenha sempre essa oportunidade que vocês nos deram ao abrirem este espaço de debate, para que possamos reforçar cada vez mais, e, principalmente, para que esses cuidados preventivos não fiquem restritos apenas ao mês de outubro, mas que estejam presentes no ano inteiro, porque o câncer nao escolhe mês. Por isso, nós mulheres e até os homens, devemos nos cuidar o ano todo. Além disso, quero dizer que o câncer tem cura sim. Só precisa ser diagnosticado precocemente, e isso depende muito de nós", reforça Isabel Alves.

Para a coordenadora de Apoio do HJB, Gleice Lopes, "receber um diagnóstico de uma doença não é fácil. O câncer de mama por sua vez, além de todas as dificuldades também afeta a alto estima da paciente. Vivenciar mulheres que estão com a saúde debilitada relatando as suas experiências, seus aprendizados, e apesar de tudo isso mantendo um sorriso no rosto, levando palavras de carinho, conforto e principalmente de muita força, aumentam a esperança de quem está passando pela mesma situação. Sabemos que a pandemia causada pelo novo Coronavírus reduziu a procura por exames preventivos. Por isso, é de extrema importância frisar que a identificação precoce é a chance de cura para muitas mulheres. No mês de outubro esse tema ganha bastante visibilidade, mas devemos praticar todos os dias", aconsenha Gleice.

Com relação à palestra dessa quinta-feira (28), ministrada para usuárias pela assistente social e vice-presidente do GTH, Marta Pamplona, enquanto aguardavam atendimento em uma das recepções do hospital, mais uma vez o assunto "prevenção" foi reforçado pela palestrante.

"A escolha do tema da palestra,  "Prevenir é o melhor remédio", foi para enfatizarmos ainda mais sobre a prevenção do câncer de mama, tema da campanha Outubro Rosa. Quando nos prevenimos, evitarmos que a doença quando detectada esteja em um estágio avançado, e isso nos proporciona maiores chances de cura, de eliminação do problema em tempo hábil. O câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde, ainda é o câncer que mais mata mulheres, e infelizmente, a consciência da prevenção ainda não está no nível que deveria estar. Então, se prevenirmos, temos mais chances de evitar problemas maiores, e o Outubro Rosa nos incentiva para que sejamos multiplicadores de informações, e nós, enquanto profissionais da Saúde temos esse compromisso social de divulgar a prevenção contra esse câncer que assola a sociedade feminina. O nosso desejo é que o Outubro Rosa se perpetue em todos os meses e que estejamos todos atentos para a prevenção do câncer de mama",  orienta a assistente social. 

A usuária Josiney Ivo de Araújo, moradora de Icoaraci foi uma das participantes da palestra. Ela destacou sobre "o quanto é importante" que os profissionais de Saúde estejam alertando os usuários sobre prevenção não só de câncer, mas de outras doenças também. 

"É muito interessante esse trabalho que vocês fazem aqui. Quando as informações são repassadas por um profissional da Saúde, é diferente, passa mais credibilidade, e ainda tem as experiências que vocês compartilham; os relatos das situações com as quais convivem. A assistente social hoje relatou sobre casos que ela acompanhou. Isso nos incentiva a querer estar sempre cuidando da nossa saúde para estarmos bem e evitarmos situações pelas quais não queremos passar", disse a usuária.

Conforme a presidente do GTH, Thatyelle Pantoja, esta foi mais uma ação do GTH, onde a proposta foi reforçar sobre a prevenção do Câncer de Mama, tema tratado pela campanha de educação em Saúde, Outubro Rosa, com o objetivo de prestar serviço aos profissionais, e aos usuários do HJB, cumprindo, dessa forma, o papel social do HJB junto à sociedade. 

"Na primeira parte da programação tivemos duas pacientes dando seus depoimentos e sensibilizando a todos que estavam na roda de conversa, a não deixar que os sinais sejam ignorados; que não sejamos omissos com as alterações que surjam em nossos corpos, a fim de que, ainda tenhamos tempo para buscar ajuda. Hoje a nossa assistente social fez uma rica explanação às nossas usuárias sobre como realizar o autoexame das mamas e, novamente foi reforçada a necessidade de olharmos para nós e conhecermos nossos corpos. Com momentos como estes é possível observar os olhos atentos dos nossos usuários e colaboradores, muitos chegam a se emocionar com os depoimentos porque remetem a um conhecido que está passando pela situação ou familiares perdidos para a doença. Então, deixo como mensagem, que sejamos sempre atentos como os sinais; que estejamos sempre nos informando, para que não seja tarde, caso algum de nós precise procurar ajuda. Logo cumprimos com a missão de oportunizar propagação das informações à população. 

Além da programação desta semana, a campanha Outubro Rosa no HJB contou com outras atividades, tais como distribuição de laços rosas a usuários e funcionários, exposição de informações em murais internos, e iluminação rosa na fechada da instituição, como forma de reforçar à população que a Unidade aderiu à causa do Outubro Rosa, em respeito e solidariedade às pesssoas que lutam contra a doença.

Texto: Joelza Silva (Ascom/HJB)