Operação apreende madeira transportada de forma irregular no interior do estado
Três carretas de madeira foram apreendidas no município de Rondon do Pará. A operação de fiscalização desenvolvida pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Ibama e Polícia Militar faz parte das ações do “Novembro Verde”.
Uma das carretas que estava no Ramal 56, da Br-222, tinha 139,47m³ de madeira serrada. Já a segunda levava 40,41m³ e a terceira estava com 30,38m³ de carvão. O valor total dos Autos de Infração foi de R$101.885,49. A apreensão foi feita pelas equipes que atuam na unidade do Itinga, na divisa com o Maranhão.
A apreensão ocorreu depois que agentes da Sefa constataram que não havia documento fiscal acompanhando o transporte da mercadoria e nem documentação ambiental.
Novo Progresso - Já na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Serra do Cachimbo, no município de Novo Progresso, sudoeste paraense, foram apreendidos 28,42 mil m³ de madeira beneficiada do tipo ipê; 18,80 mil m³ de madeiras diversas e 15 mil m³ de madeira de demolição. A retenção das mercadorias foi feita devido a existência de informações incorretas na Guia Florestal.
De acordo com o coordenador da unidade fazendária, o fiscal de receitas estaduais Márcio Alho, a mercadoria estava acompanhada de notas fiscais, mas havia diferença entre o valor e a quantidade informada no documento fiscal e o que estava efetivamente transportado.
A Secretaria da Fazenda lavrou auto de infração e Depósito, ficando como fiel depositária, em consonância com o auto de infração lavrado pela Semas, que vai providenciar a apuração de crime ambiental.
A Operação Novembro Verde começou no dia 14 de novembro em várias regiões do Estado.