Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA

Banpará comemora 60 anos com novos produtos e atrativo para investidores

Em seis décadas de funcionamento, o banco estadual amplia sua presença na vida da população e no desenvolvimento do Pará

Por Carol Menezes (SECOM)
26/10/2021 20h55


Fachada da agência matriz do Banpará em Belém com a marca dos 60 anos de serviços à populaçãoO Banco do Estado do Pará (Banpará) completa 60 anos, nesta terça-feira (26), com balanço positivo dessa trajetória e prospectando mais investimentos. Nos últimos três anos, a instituição financeira cresceu, sendo referência no pico da pandemia de Covid-19 ao administrar os pagamentos dos programas sociais e auxílios do Estado e prefeitura - Vale Gás, Água Pará, Renda Pará, Fundo Esperança e Bora Belém -, bem como gerenciou de maneira eficiente os lucros e dividendos, criando linhas de financiamento com juros abaixo do mercado. A iniciativa tornou o Banpará competitivo, diferenciado e atrativo aos olhos do investidor.Trajetória de seis décadas marcada pela superação de crises econômicas e presença competitiva no mercado

No início de 2019, eram 108 agências em todo o Estado. Em agosto deste ano, o banco inaugurou sua 138ª unidade, o que representa um aumento de 27,77% em 34 meses. Hoje, 120 dos 144 municípios são atendidos pela instituição. A meta da gestão é garantir os serviços da instituição bancária em todos os municípios paraenses até o final de 2022.Braselino Assunção, presidente do Banpará

"O Banpará tem uma trajetória de sucesso, e também de superação. De 1960 para cá o banco participa da história do desenvolvimento do Estado", ressalta o presidente do banco, Braselino Assunção. Por conta das restrições impostas pela pandemia, as comemorações pelos 60 anos serão mais restritas. Mas alguns itens da programação poderão ser vistos pelo público. Um deles é a nova iluminação da agência matriz, na Avenida Presidente Vargas, em Belém, com a marca do aniversário.

Municípios que já receberam novas agências do Banpará incluem Mocajuba, Porto de Moz, Palestina do Pará, Pau D'Arco, Jacareacanga, Cachoeira do Piriá, Marabá, Alenquer, Óbidos, Santarém, Ipixuna do Pará, Cumaru do Norte, Piçarra, Pacajá, Rurópolis, Ulianópolis, Bannach, Nova Ipixuna, Xinguara e Belém (incluindo o distrito de Mosqueiro).

Financiamento - O Banpará oferece desde a liberação imediata de crédito para fortalecer a comercialização, visando atender às demandas mais urgentes dos produtores rurais, a recursos para expansão de empreendimentos com o crédito rural, que permite financiamento para compra de maquinário e capital de giro para incremento da produção.

Há ainda linha de crédito para habitação, voltada aos servidores da área de segurança pública. O projeto habitacional possibilitará aos servidores integrantes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Sieds) um aporte financeiro, no valor de até R$ 10 mil por beneficiário, obedecendo às normas pertinentes e aos limites orçamentários estabelecidos. O valor poderá ser aplicado na aquisição de unidade habitacional (nova ou usada), reforma de unidade habitacional, requalificação de imóvel urbano para fins habitacionais ou construção de unidade habitacional em terreno de propriedade do candidato. Em qualquer modalidade, o valor será repassado diretamente pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) ao Banpará.Linhas de crédito atendem às demandas de vários tipos de público

Patrocínio e crédito feminino - Antes patrocinador oficial apenas do futebol profissional, atualmente o banco também apoia financeiramente outras modalidades esportivas, coletivas e individuais, como natação e automobilismo.

Outra linha é o programa de crédito feminino “Empodera”, para ajudar microempreendedoras que possuem ou desejam abrir um negócio dentro dos Territórios pela Paz (TerPaz). Elas são acompanhadas gerencialmente pelos agentes de microcrédito do Banpará e também por outras entidades parceiras, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), e o Projeto Ela Pode, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Lançado em 2020, o Crédito Imobiliário tem taxas diferenciadas para clientes, financiamento de até 90% do valor de avaliação do imóvel e prazo de até 420 meses (35 anos). Ainda flexibiliza a composição de renda com limite de até três pessoas, independentemente de parentesco. O cliente também pode usar o saldo da conta vinculada do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para comprar imóvel, amortizar parcelas do financiamento ou liquidar o saldo devedor.

É possível financiar imóveis residenciais prontos, novos ou usados. Para aderir ao produto, basta ser correntista do Banpará. A proposta pode ser apresentada em qualquer agência do banco, não necessariamente na agência do cliente.