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SAÚDE PÚBLICA

Hospital Ophir Loyola destaca avanços na qualidade dos serviços e segurança do paciente

Por meio de “estações” e dinâmicas, a instituição referência em tratamento oncológico divulgou protocolos institucionais baseados nas metas internacionais de segurança

Por Ellyson Ramos (HOL)
03/05/2024 17h53

A higiene correta das mãos é fundamental para prevenir infecçõesEm ação alusiva às metas internacionais de segurança do paciente e prevenção de infecções, o Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, realizou nesta sexta-feira (03) o “Super Heróis da Segurança do Paciente”, evento anual que aborda avanços no cuidado e dissemina a cultura sobre essa temática no ambiente hospitalar. Além de celebrar o Programa Nacional de Segurança do Paciente, a programação remete ao Dia Nacional de Higiene das Mãos, a ser celebrado no próximo dia 5 (domingo), e o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar - 15 de Maio.

Organizada pela Assessoria de Qualidade e Segurança do Paciente (ASQS), do HOL, a ação promoveu a capacitação de profissionais quanto às metas internacionais de segurança, sobre o protocolo de higienização das mãos, a disseminação de práticas assistenciais seguras e medidas de prevenção de riscos.

Conscientização - Segundo explica a assessora de Qualidade e Segurança do Paciente, a médica Alessandra Leal, a finalidade é conscientizar o público e aprimorar os cuidados na área de saúde. “Convidamos todas as equipes a participarem desse evento, abordando as metas de segurança a partir daquilo que vivenciam no dia a dia. Cada área pensou em uma dinâmica que fizesse com que os usuários, acompanhantes e demais servidores assimilassem o conteúdo da melhor forma possível”, ressaltou a médica.

Ainda segundo Alessandra Leal, o compartilhamento das boas práticas e das estratégias previne erros e estabelece a comunicação efetiva. “Nesta parceria com a Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH) aumentamos a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais. Estamos diante de um espaço no qual compartilhamos experiências em todas as áreas da saúde. Afinal, são metas que norteiam um atendimento seguro e adequado para o paciente dentro do sistema de saúde, tornando o caminho do paciente o mais seguro possível, desde a entrada até a saída da unidade”, acrescentou.

Atento às explicações, o técnico em Laboratório  Arthur Cardoso ressaltou que “essa mostra é muito importante, tanto para os profissionais quanto para todo o público assistido pelo Hospital. Quando seguimos as metas internacionais de segurança, garantimos um ambiente mais seguro para todos, principalmente para os pacientes. E eles (usuários) podem notar que em todo o processo de atendimento existe, sim, uma preocupação com o seu bem-estar e, acima de tudo, com a sua segurança”.

“Cada estande foi trabalhado no sentido de permitir a melhor visualização da meta, tanto para os profissionais quanto para os usuários dos serviços de saúde. Acreditamos que a comunicação efetiva permeia todas as outras metas, e esse evento é uma forma de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os serviços do Hospital”, disse a enfermeira Ivone Ramos, gerente da Clínica de Neurocirurgia do HOL.

Dinâmicas - Para ilustrar a primeira meta, os profissionais utilizaram o “Dado da Segurança”, com perguntas sobre a identificação do paciente, em respeito à legislação sobre o nome social na identificação. Na meta 02, o público interagiu com a “roleta da comunicação”, que fortaleceu ferramentas utilizadas na comunicação efetiva. O “guarda-chuva da segurança” trouxe perguntas sobre prescrição e administração de medicações, abordado na meta 03.

Com um “pit-stop da cirurgia segura”, o público acompanhou todo o percurso percorrido pelo paciente, do pré ao pós-operatório. Na meta 05, atividades interativas demonstraram a importância da higienização das mãos na prevenção de infecções. Na sexta meta foram abordadas diversas formas de prevenção à queda e lesão por pressão; pescaria de brindes, bingo da segurança e mostras de coxis. Por fim, no “big-fone da segurança”, os profissionais entravam em contato com um visitante do estande e, caso acertassem as respostas às perguntas, ganhariam um brinde.