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Hospital de Clínicas avança em plano de modernização do atendimento

Por Marcelo Leite (COSANPA)
05/10/2021 17h42

A gestão informatizada de dados administrativos e assistenciais é, atualmente, um diferencial em hospitais de referência no Brasil. Além da otimização de atendimentos e redução de custos operacionais, a implantação desse tipo de sistema também possibilita a migração do prontuário de papel para o formato eletrônico, ampliando a segurança de informações relacionadas ao paciente.  

Em busca desse objetivo e com um plano de modernização em curso, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), deu um importante passo nesta terça-feira (05) para entrar no grupo de instituições de saúde com este tipo de tecnologia: a assinatura do contrato de implantação do sistema de gestão informatizada.  

Atualmente, mais de 255 mil prontuários em papel estão armazenados ou um uso no Hospital de Clínicas. A migração para o formato eletrônico, assim como a instalação das demais ferramentas do sistema, será feita de forma gradual e de acordo com a modernização de outros serviços e da infraestrutura do hospital. 

Mesmo em fase inicial de implantação, Kleber Almeida, chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação do HC, ressaltou a importância da nova ferramenta para a melhoria dos processos administrativos e assistenciais. “Essa é umas das principais mudanças que podemos implantar em um hospital com o tamanho e a importância do HC. A informatização envolve processos importantes que que vão além da gestão e influenciam também no cuidado com a vida dos nossos usuários”, detalhou Kleber.

Ivete Gadelha, diretora-presidente do HC, lembrou que as próximas etapas de implantação do novo sistema serão fundamentais para o alcance de resultados mais sustentáveis e qualidade na assistência. “Estamos dando continuidade ao sonho de modernizarmos o hospital, melhorando o atendimento e o trabalho das equipes e ampliando a segurança do paciente”, complementou a diretora.