Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NESTE SÁBADO

Sejudh realiza ação de cidadania no bairro do Guamá, em Belém

Foram ofertadas emissão de carteiras de identidade, orientação jurídica, ofícios para segundas vias de certidão de nascimento, casamento e óbito

Por Gerlando Klinger (SEJU)
25/09/2021 12h45

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos realizou neste sábado (25), na Praça Benedito Monteiro, uma grande ação de cidadania para os moradores de uns dos bairros mais populosos de Belém: o Guamá. Foram ofertadas emissão de carteiras de identidade, orientação jurídica, ofícios para segundas vias de certidão de nascimento, casamento e óbito, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Dona Maria Isabel Pantoja, moradora do Guamá há mais de 50 anos, chegou cedo à Praça para garantir um novo documento de identificação. Ela agradeceu ao Governo do Estado, por meio da Sejudh, a oportunidade de não sair de próximo da sua casa para garantir a documentação. “Eu com 71 anos tenho muita dificuldade de locomoção e ver que a identidade chegou próximo da minha casa é excelente, porque mostra que as autoridades estão olhando para nós”, afirmou.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Guamá, localizado às margens do rio que leva o mesmo nome do bairro, tem mais de 100 mil habitantes. A ação de cidadania realizada hoje foi solicitada pelas lideranças da juventude do bairro. 

De acordo com o titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos, José Francisco Pereira, que acompanhou a ação, a Sejudh está empenhada em garantir cidadania e direitos humanos à população que precisa acessar os serviços públicos. “Nós estamos empenhados em garantir que o nosso público tenha acesso às informações sobre seus direitos, à cidadania, por meio da sua carteira de identidade e a todos os outros serviços que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos possa oferecer”, disse.

No próximo dia 30 de setembro, a Sejudh vai entregar à população local os mais de 100 RG’s que foram emitidos hoje.