Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APÓS REFORMA

Detran entrega novas instalações da Biblioteca Irmãos Guimarães, em Belém

Prédio será reaberto nesta segunda-feita aos usuários (20) com mais estrutura e conforto

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
20/09/2021 12h06

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) reabre nesta segunda-feira (20), a Biblioteca “Irmãos Guimarães'' (BIG). Localizada na sede do órgão, em Belém, a biblioteca estava fechada para reforma desde março deste ano e agora está pronta para receber visitantes com mais estrutura e conforto. A entrega do espaço faz parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito e em homenagem ao centenário do educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

Além da readequação do espaço, a BIG também aumentou seu acervo de livros, ganhou novos computadores e uma smart TV, na nova sala de vídeo “Durval Castro Guimarães”. Aberta ao público, a biblioteca é uma importante fonte de consulta, atendendo à comunidade dos bairros próximos à sede, além de professores, universitários e alunos de escolas públicas e privadas.

Funcionando desde 1998, foi a primeira biblioteca do país a ser totalmente focada para o trânsito, porém, atendia, inicialmente, somente os servidores do Detran. Em 2003, foi aberta ao público aumentando o acervo e abordando todas as áreas de conhecimento. Segundo a gerente, Maria Auxiliadora Rosa, “É uma honra reabrir a biblioteca, pois ela é muito importante para as comunidades do entorno do Detran. As novas instalações trouxeram mais conforto para os visitantes”, destaca.

A Biblioteca “Irmãos Guimarães” chegou a receber cerca de 200 pessoas por dia, além de desenvolver projetos educativos, como o "Trânsito livre para leitura”, que busca levar leitura de contos do folclore brasileiro, reformulados para o tema do trânsito. Desenvolve, ainda, projetos voltados para estudantes de graduação em Licenciatura, para atividades extracurriculares de estágio supervisionado, em instituições de ambiente não escolar. “Estamos felizes por realizar essa importante entrega de um espaço moderno e ampliado,  que tanto contribui para a pesquisa de profissionais e estudantes. É uma contribuição do Detran para a educação do Pará”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes.

História
A Biblioteca do Detran, como era chamada, inaugurou em 1998, ainda no antigo prédio do órgão, na Ceasa. Em 1º de novembro de 1999, um acidente de trânsito causado por excesso de velocidade, na avenida Almirante Barroso, acabou ocasionando a morte dos irmãos Joaquim Guimarães Neto, de 22 anos, e Jaqueline de Sousa Guimarães, de 18 anos. Os dois jovens eram filhos únicos do casal Durval Castro Guimarães e Antonia de Sousa Guimarães, que, após a perda, lançaram uma campanha educativa intitulada “Salvar vidas é preciso e urgente”. Em 2000, a biblioteca foi reinaugurada e homenageou as vítimas do acidente, que tirou a vida, também, de mais três jovens.

A sala de vídeo “Durval Castro Guimarães”, é uma homenagem ao pai de Joaquim e Jaqueline Guimarães e ex-vereador, que faleceu em 7 de abril de 2004. “Eu gostei muito das novidades que esta reforma trouxe para a biblioteca e espero que, logo, ela volte a ficar cheia de visitantes”, declarou Antonia Guimarães, mãe de Joaquim e Jaqueline, e viúva de Durval. Dona Antonia foi uma das homenageadas do Detran durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, no último sábado (18).  A biblioteca é aberta ao público visitante, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Texto: Com colaboração de Laís Souza/Ascom Detran