Bebê nasce após aterrissagem em heliponto da Santa Casa
Por volta das 12h30 desta segunda-feira (9) Josimara Matos, 26, moradora do município de São Sebastião da Boa Vista, deu à luz uma menina que recebeu o nome de Maura. Mãe e filha estão bem, sob observação da equipe médica da Santa Casa de Misericórdia. Este poderia ser o relato de mais um das centenas de partos realizados no hospital não fosse por um pequeno detalhe: o parto ocorreu no heliponto da Santa Casa, minutos depois do helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) ter pousado no local.
Acionada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a equipe do Graesp saiu de Belém com destino a São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó, às 10h30 para fazer a remoção em caráter de urgência. A reserva de leito na Santa Casa já havia sido feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a viagem de volta à capital tinha duração prevista de 40 minutos.
Durante o deslocamento Josimara foi acompanhada de um médico e de uma enfermeira do Samu, além de um familiar e dois pilotos do Graesp. Tudo transcorreu dentro do previsto até a chegada da aeronave no heliponto da Santa Casa. “O trabalho de parto começou e não tivemos tempo de encaminhar a grávida para a sala de parto do hospital. Foi aí que a equipe da Sespa e do Graesp precisaram agir rapidamente, em atenção à integridade da mãe e do recém-nascido”, relatou o coronel Marcio Bailosa, diretor do Grupamento Aéreo.
O parto foi feito normalmente. A menina nasceu com 3,04 quilos e foi submetida a exames juntamente com a mãe. Ambas seguem sob observação na Santa Casa de Misericórdia.