Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FAPESPA

Polo Produtivo da Socioeducação dá início ao curso de informática

Beneficiados são jovens atendidos na Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE) Benevides

Por Governo do Pará (SECOM)
15/09/2021 16h13

Mais uma etapa do projeto Polo Produtivo da Socioeducação iniciou, na segunda-feira (13), com as aulas do curso de informática básica. A iniciativa vem da parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) e a Associação Polo Produtivo Pará (APPP) - Fábrica Esperança, que já certificou 30 alunos com os cursos de corte e costura industrial e serigrafia. O curso de informática é o último do ciclo do projeto piloto realizado na Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE) Benevides, localizada na Região Metropolitana de Belém.

Curso de informática Polo Produtivo na UASE Benevides

O diferencial do curso é a garantia de uma carga horária extensa para a realidade socioeducativa. São 100 horas, sendo 20 teóricas e 80 práticas para duas turmas no total de nove alunos. A primeira aula teve discussões como ética na vida e no trabalho, com a professora e assistente social, Ana Cláudia Guedes. “Essa perspectiva da ética é muito importante para eles nas tomadas de decisões que farão. Não basta ter um certificado, é preciso um processo de ressignificação dessa base moral e ética deles, de valores que sustentam a caminhada, porque muitos estão vulneráveis, enfraquecidos. Então, acredito que, ao abrirmos uma roda para conversar sobre valores na nossa vida é determinante na formação de qualquer profissional”, explica Ana, sobre a importância dessa iniciação teórica.

A assistente social e técnica de referência do Polo Produtivo na Fasepa, Eurides Andrade, explicou que um dos principais objetivos do curso é a certificação que os socioeducandos receberão ao final e poderá trazer oportunidades profissionais. “Diante de todos os estudos que foram feitos e quando se pensa em atividade de empregabilidade, a carga horária de 100, 120 e 140 abre melhor precedente para inserção desse adolescente ou desse jovem no mercado de trabalho”, destaca Eurides sobre a garantia da qualificação profissional como uma das principais ferramentas para a integração social após o cumprimento da medida socioeducativa.

Eurides Andrade assistente socialAlguns dos concluintes do projeto já tiveram essa experiência positiva sendo contratados pela própria Fábrica Esperança. Essa expectativa é que impulsiona o socioeducando que participa do curso, com 18 anos e 4 meses cumprindo medida socioeducativa, contou que a aula inicial foi muito gratificante e tem interesse na área de informática. “Agora estou tendo mais uma oportunidade de tá me ressocializar quando eu sair em liberdade. A professora soube explicar coisas que eu nem sabia, o que era ética, eu sabia só um pouco. Ela foi falando como o que ela não quer pra ela, não quer pros outros também, a gente tem que se colocar no lugar do próximo”, relata o jovem.

Segundo a coordenação do projeto, assim como foi contemplado o Centro de Socioeducativo Feminino (CESEF) com o curso de corte e costura, a intenção é alcançar futuramente as demais unidades socioeducativas do estado com uma maior variedade de cursos. Após a conclusão do curso de informática básica, serão 50 jovens certificados pelo projeto.

Texto: Kauanny Cohen (Ascom/Fasepa)