Seduc abre novo prazo de matrícula nas escolas estaduais
Quem pretende estudar em escola pública estadual em Belém e no interior e não fez a pré-matrícula para alunos novos pode se matricular nesta quinta (12) e sexta-feira (13). É necessário consultar a central de atendimento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pelo telefone 0800-2800078, para saber que escolas ainda oferecem vagas.
Na matrícula, o pai ou responsável pelo estudante deve informar os dados pessoais do aluno e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); histórico escolar ou ressalva (original); comprovante de residência (cópia); duas fotos 3x4 (idênticas e recentes); certificado (original e cópia) ou atestado de conclusão do ensino fundamental (original e cópia) para os alunos que cursarão o ensino médio e comprovante de trabalho para o aluno do período noturno.
Alunos novos com deficiência devem apresentar os documentos obrigatórios que comprovam a deficiência, mas a não apresentação desse documento específico não impede a matrícula.
A pré-matrícula de alunos novos nas escolas públicas estaduais transcorreu de 14 de novembro de 2016 a 1º de janeiro de 2017, quando 48 mil alunos foram inscritos. Esses estudantes tiveram o período de 2 a 4 deste mês de janeiro para confirmar a matrícula na escola pretendida para o ano letivo de 2017, previsto para começar em março.
A Seduc oferta 5.040 vagas em 21 escolas de ensino médio em tempo integral em Belém, Ananindeua, Castanhal e Marabá. Apesar do novo prazo seguir até sexta, a possibilidade de ingresso de alunos novos nas escolas estaduais permanece até metade do primeiro semestre, dependendo sempre da oferta de vagas por escola. A Seduc trabalha com a oferta de 250 mil vagas para alunos novos no ano letivo de 2017.
Informações sobre matrícula de alunos novos podem ser obtidas no site www.seduc.pa.gov.br e na coordenação de matrícula, pelo telefone (91) 3201-5189. Além da rematrícula automática para quem já é aluno da rede pública estadual, o processo de remanejamento e transferência de estudantes de escolas estaduais será feito a partir do resultado final do ano letivo de 2016, previsto para o fim de fevereiro.