Estado define atividades educacionais para todos os internos do Centro de Mocajuba
Seap e Seduc debatem a implantação do Plano Educacional 100% inclusivo, colocando o Pará entre os pioneiros nessa estratégia de reinserção social
Para pessoas privadas de liberdade, a educação é uma ferramenta de ressocialização capaz de modificar a conduta de internos do sistema penitenciário, ajudando também egressos na busca de oportunidades de construir uma nova vida fora do cárcere. Nesta quarta-feira (17), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), debateu o Plano Educacional para o Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC).
O objetivo é promover atividades educacionais que alcancem toda a população carcerária do município, localizado na região do Baixo Tocantins. Esse projeto educacional já é realidade no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Assim, o Pará será o segundo estado brasileiro a implantar as atividades educativas com engajamento de 100% dos custodiados de uma unidade.
Educação no cárcere é uma das diretrizes da SeapO Centro de Recuperação Regional de Mocajuba já possui duas salas de aula para atividades educacionais, e uma terceira está sendo construída para atender a demanda de ensino superior a distância (EaD). A unidade já dispõe de atividades e projetos didáticos, como Educação para Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes, além do Projeto de Erradicação do Analfabetismo, que zerou o déficit de analfabetos. Mas já foram montadas turmas para receber pessoas que chegarão à unidade ainda não alfabetizadas.
Além do compromisso de alfabetizar os internos, foram abordadas as atividades da educação regular no sistema penitenciário.
Participaram da reunião sobre o Plano Educacional o titular da Seap, Jarbas Vasconcelos; o diretor de Reinserção Social, Belchior Machado; o diretor da Escola de Administração Penitenciária, Paulo Cunha; a titular da Seduc, Elieth Braga; a secretária adjunta, Regina Pantoja; a coordenadora Regina Celi, e a coordenadora de Ensino de Jovens e Adultos, Ilka Oliveira.