Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'QUE NEM MARÉ'

Parceria entre Seduc e TerPaz leva oficina literária para o bairro da Terra Firme, em Belém

O projeto será realizado às segundas e quartas, respeitando todos os protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19

Por Governo do Pará (SECOM)
16/08/2021 17h17

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que é vinculado à Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), deram início nesta segunda-feira (16), ao projeto literário “Que nem Maré”. A iniciativa tem como intuito promover oficinas de contação de histórias e atividades lúdicas para crianças de 08 a 10 anos de idade e, inicialmente, que residam no bairro da Terra Firme, em Belém.

Neste primeiro momento, devido aos protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19, até 15 crianças por oficina serão assistidas pelo projeto pedagógico. É importante ressaltar que a atividade surgiu para que as crianças pudessem desenvolver alguma atividade  lúdica, criativa e educativa no período de contraturno escolar e não ficassem ociosas em casa.

Aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, Amanda Luiza Barros, de 10 anos, conta com alegria que “essa é minha primeira vez aqui, e eu estou adorando, porque gosto muito de ler, desenhar e pintar. As professoras são bem legais e cuidam direitinho da gente. Eu gostei bastante do projeto e quero que ele continue para eu possa vir outras vezes”, enfatizou.

Amanda Luiza BarrosA professora de Língua Portuguesa e coordenadora do projeto, Lília Melo, falou da relevância em se valorizar a identidade sociocultural das crianças que são atendidas pela ação e destacou como esse trabalho vai ajudar na saúde mental dos pequeninos que ficaram bastante tempo em casa, em função da pandemia. Ainda de acordo com a educadora, em breve, ele será expandido e levado para outros bairros beneficiados pelo TerPaz.

“Essa iniciativa busca exaltar a identidade sociocultural dessas crianças através das contações de histórias, com conteúdos literários afro, indígenas e ribeirinhas, que visam reconhecer algo que muitas vezes é criminalizado. Devido ao contexto da pandemia, vamos trabalhar bastante a saúde mental dos pequeninos que, por muitas vezes, ficaram em casa sem infraestrutura para realizarem atividades de esporte e lazer. Portanto, essas primeiras oficinas serão mais de acolhimento e escuta, pois é algo que eles precisam muito no momento”, frisou a educadora.

Atuando como voluntária na oficina literária, Laura Mescouto afirma que “o projeto incentiva as crianças a se encontrarem com sua identidade e descobrirem o seu potencial artístico, valor e pertencimento. Aqui, a gente trabalha não só com a poesia e contação de história, mas falamos sobre senso de coletividade, o que eu sou, o que é a sociedade e o que eu tô fazendo aqui; com essa linguagem, entramos nos assuntos que vão ajudar eles a serem adultos mais conscientes em vários aspectos”, expressou.

A gestora do TerPaz no bairro da Terra Firme, Gabriella Oliveira, disse que o projeto ‘Que nem Maré’, “é uma iniciativa que vai resgatar principalmente as nossas raízes e ancestralidade, por meio das histórias amazônicas, ribeirinhas e afro-indígenas. A partir disso, vamos entender o nosso passado e valorizar cada vez mais os nossos povos”, ressalta.

Gestora do TerPaz Terra Firme - Gabriella Oliveira Na ocasião, a dirigente também pontuou que nesta quarta-feira (18), será dado início às aulas do movimento “Música pela Paz”, que é coordenado pelo professor Príamo Brandão, à exemplo do que já ocorre no bairro da Cabanagem, também na capital paraense. Crianças, jovens e adultos estão aptos a participarem do projeto que vai oportunizar atividades sobre a teoria musical e sua prática, respectivamente.

TERPAZ

O Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social, com o apoio de secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta. As ações promovidas por essas entidades têm como objetivo, levar serviços essenciais às populações que residem em bairros dos municípios de Belém (Benguí, Cabanagem, Condor, Guamá, Jurunas, Terra Firme); Ananindeua (Icuí-Guajará) e Marituba (Nova União e São Francisco).

SERVIÇO

Os pais ou responsáveis que estejam interessados em inscrever seus filhos para participarem do projeto “Que nem Maré”, podem se dirigir aos locais das ações, nas seguintes datas, horários e locais:

Segundas - 9h00 - Escola Municipal Gabriel Pimenta, Passagem Souza, 12 - Terra Firme

Quartas - 9h00 - Chalé da Paz, Passagem Comissário, 539 - Terra Firme

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)