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EDUCAÇÃO

Com investimentos na educação, Seduc celebra o Dia Nacional do Estudante

"Desde janeiro de 2019, o Governo do Estado investe de forma expressiva na melhoria da educação pública paraense'

Por Governo do Pará (SECOM)
11/08/2021 17h54

Nesta quarta-feira (11), é comemorado o Dia Nacional do Estudante, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) celebra o protagonismo dos alunos paraenses nos mais diversos segmentos educacionais e os investimentos para a melhoria desta área. Garra e determinação são alguns dos sinônimos que representam o processo de aprendizagem dos alunos, Jander Ferreira, e da sua colega de classe, Milena da Silva, ambos com 16 anos e que estão matriculados no Sistema Modular de Ensino (Some), na Escola Estadual São Felipe, localizada na comunidade Anã, área ribeirinha do município de Santarém, no região oeste do Pará.

Os alunos dessa e de outras modalidades de ensino, tiveram acesso a uma série de ações instituídas pela Seduc, com o intuito assegurar o processo de ensino-aprendizagem durante este período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Uma das iniciativas foi o movimento “Todos em Casa Pela Educação”, que disponibilizou caderno de atividades estruturantes e compêndios impressos, áudios educacionais por meio do Seducast, videoaulas pela TV Cultura do Pará, conteúdos através da plataforma digital Enem Pará, entre outras.

A internet foi uma grande aliada na Escola Estadual São Felipe, pois possibilitou que os educadores criassem grupos no aplicativo WhatsApp para que os estudantes tirassem dúvidas sobre os principais assuntos, dessa forma, mantendo o vínculo entre os alunos e professores.

“Antes tudo era bem mais fácil; tínhamos professores em sala de aula, que passavam assuntos e tiravam as dúvidas na hora, porém com o início da pandemia, tivemos que nos reinventar. Graças a iniciativa da minha escola, tenho recebido constantemente as atividades produzidas pelos meus professores e com o auxílio da internet, mantenho o contato com eles, pergunto o que tenho dúvida e tenho um retorno do meu desempenho por lá também”, explica Milena da Silva.

A estudante ainda ressalta que o investimento em uma educação que tenha equidade, transforma as pessoas e, por consequência, modifica a realidade da comunidade em que estão inseridos. “Sem dúvidas, a educação abre as portas para o futuro. As pessoas que a valorizam, se tornam qualificadas para enfrentar qualquer adversidade e contribuem para o desenvolvimento de um mundo melhor”, complementa.

Jander Ferreira, relembra como era antes ir à escola, encontrar os professores e os colegas de classe, e ter esse contato que também faz parte do processo educacional. O aluno garante que o incentivo dado por seus professores, foi um dos fatores de fundamental  importância para que o estímulo aos estudos tivessem continuidade, apesar da crise sanitária mundial do novo coronavírus. 

“Agradeço a iniciativa de todos os profissionais que trabalham na minha escola, desde a diretora que criou um grupo no WhatsApp e que facilitou bastante a nossa comunicação com os professores, além de nos permitir ter acesso ao WiFi da escola, bem como a pedagoga que nos acompanha frequentemente para entregar e receber os cadernos de atividades impressos”, relata Jander.

ROBÓTICA

Com apoio da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), por meio do Núcleo de Tecnologia Aplicada (NTE), vinculado à Seduc, as estudantes Camila Ferreira, Rituana Costa, Lohainy Carvalho e Izabel Sousa, todas matriculadas na 1ª série do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Bernardino Pereira de Barros, em Abaetetuba, participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Para fazer parte desta edição dos jogos, os competidores criaram modelos de um barco de Miriti (palmeira abundante na Amazônia) e movidos a um sistema elétrico comandado por computador. A experiência tem o intuito de homenagear tanto a cidade de Abaetetuba, que é conhecida como a “Capital do Miriti”, como o meio de transporte mais comum da região amazônica, que são os barcos, canoas, voadeiras e rabetas.

Izabel Sousa, de 17 anos, conta que participar da competição foi um divisor de águas em sua vida. “Entrar nesse torneio foi uma das coisas mais incríveis que já fiz. No início, cheguei sem entender particularmente nada, mas com esta oportunidade, consegui ter uma noção de como funciona a robótica e do quanto ela é incrível”, detalha a aluna.

VESTIBULAR

Deyvid  Anderson Vasconcelos, de 20 anos, é egresso da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém. Apaixonado pelos estudos, o aluno sempre se destacou em diversas disciplinas e manteve o compromisso com a sua educação, durante os três anos que ficou na unidade escolar. “Tenho muito orgulho de ter sido aluno do ensino público. Durante o tempo em que passei estudando na rede estadual de ensino, foi extremamente pertinente e contribuiu de maneira muito significativa para minha formação como estudante e indivíduo”, ressalta.

O concluinte do Ensino Médio no ano de 2020, conta ainda que a sua preparação para o vestibular foi marcada pelos transtornos que a pandemia da Covid-19 trouxe, mas evidencia que a dedicação dos seus educadores foi essencial para o êxito de ter sido aprovado em sete universidades públicas e privadas. “O cenário era caótico, estávamos impedidos de ir para a instituição de ensino devido à expansão viral do novo coronavírus, mas com muita bravura e de maneira resiliente, os docentes nos habituaram à essa nova realidade do ensino remoto e por fim triunfamos. Com certeza, nossos professores foram verdadeiros anjos em nossos caminhos”, conclui Deyvid.

Neste sentido, com o objetivo de garantir a competitividade e preparar os alunos concluintes do Ensino Médio (3ª série) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Pará, por meio da Seduc, entregou no último dia 02 de agosto o Polo Metropolitano Pré-Enem, na capital paraense. O espaço tem capacidade para atender até 6 mil pessoas, mas devido ao atual cenário pandêmico vai atender inicialmente 3.400 estudantes, de maneira presencial.

ESCOLAS RECONSTRUÍDAS

Desde o início da atual gestão, em janeiro de 2019, já foram entregues 70 escolas totalmente reconstruídas, ampliadas e equipadas com tudo o que há de mais moderno em infraestrutura educacional, com o intuito de proporcionar mais comodidade, conforto e qualidade de ensino à toda comunidade escolar paraense. Até o momento, esses investimentos já beneficiaram mais de 50 mil estudantes, em todas as regiões do estado.

O Instituto Bom Pastor, em Ananindeua, é uma das 70 escolas reconstruídas pelo Governo do Estado e durante a pandemia da Covid-19, o espaço de aprendizagem recebeu melhorias em todos os seus ambientes. Com a retomada das aulas presenciais, os alunos que frequentam o local foram recepcionados em uma escola estruturada, mais bonita e completa, graças ao investimento de cerca de 4,7 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que preservou os traços arquitetônicos do prédio.

Outra unidade escolar que recebeu investimentos expressivos, sendo a 47ª revitalizada pelo Governo do Pará, foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Técnico “Presidente Costa e Silva”, em Belém. No retorno às aulas presenciais, os alunos foram recebidos com salas de aula climatizadas, novas redes hidráulica e elétrica, espaço de convivência, laboratório de informática, auditório, quadra de esporte, barras de proteção e rampas de acessibilidade. 

Texto: Vinícius Leal, com a colaboração de Lucas Rocha (Ascom/Seduc)

Observação: Todas as fotos foram capturadas antes da pandemia