Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Clínicas alerta sobre riscos do colesterol para a saúde

Cuidado com a alimentação é uma das principais formas de controlar os índices de HDL e LDL no organismo

Por Marcelo Leite (COSANPA)
08/08/2021 13h54

Instituído pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, celebrado neste domingo (8), é um alerta para a sociedade acerca dos riscos e das doenças causadas a partir da concentração elevada de colesterol no organismo, entre elas as doenças cardiovasculares que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), continuam sendo a principal causa de morte por doença nos últimos 20 anos.

O colesterol é um conjunto de gorduras produzidas pelo próprio organismo com a função de manter as células em funcionamento para a produção de hormônios, metabolização de vitaminas e outras funções. Dois tipos de colesterol circulam na corrente sanguínea: HDL (bom) e LDL (ruim). Ambos precisam de atenção e controle, uma vez que, em níveis elevados, tornam-se fatores de risco para aterosclerose, doença causada pelo acúmulo de gordura nas artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, como coração e cérebro.Alimentação equilibrada e saudável é essencial para controlar os níveis de colesterol

O acúmulo de gordura nas artérias pode fazer com que muitas pessoas associem erroneamente o colesterol à obesidade, o que resulta, muitas vezes, na falta de cuidados com a alimentação, que é uma das principais formas de controlar os índices de HDL e LDL. “Com o tempo e associado a um estilo de vida inadequado ou à hereditariedade, qualquer pessoa pode apresentar algum tipo de descontrole de gordura no sangue, o que pode gerar alguma obstrução da artéria evoluindo para uma doença cardiovascular, de início súbito ou ao longo do tempo. Essa obstrução vai fazendo uma sobrecarga no coração, podendo resultar no desenvolvimento de uma insuficiência cardíaca”, alerta a nutricionista Talita Lobato, da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), unidade de referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria na rede pública de saúde do Pará.

A nutricionista Talita Lobato, do Hospital de ClínicasSaúde dos rins - Embora esteja diretamente associado a problemas do coração, o colesterol também é fator de risco para o desenvolvimento ou agravamento de doenças nos rins. “Quando não tratadas ou prevenidas corretamente, a aterosclerose (acúmulo de gordura na veia) ou hipercolesterolemia (taxas elevadas de colesterol), aumenta o risco de evolução de doenças renais, antecipando a diálise em máquina. Daí a importância dos exames de rotina e o cuidado diário com a alimentação”, complementa Talita Lobato. 

Alguns cuidados são básicos e de fácil acesso para a população, como a ingestão de frutas, legumes e verduras, para auxiliar o intestino no momento da absorção do ‘bom colesterol’ pelo organismo. Outras recomendações são: a substituição da carne vermelha por carne branca, como frango e peixes; reduzir ou evitar o consumo de alimentos processados ou industrializados ricos em gordura trans, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.