Segup e proprietários de barracas do Atalaia dialogam sobre atuação no verão 2021
Na última semana, o Governo do Pará publicou a atualização do decreto 800 que flexibilizou algumas das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, em decorrência do aumento da cobertura vacinal e a diminuição da ocupação de leitos na rede hospitalar. Liberação das praias sem horário para fechamento e permissão para funcionamento de bares e restaurantes com horário mais estendido são algumas das diferenças presentes no verão 2021. Apesar das mudanças, protocolos ainda devem ser seguidos com rigor para evitar o aumento dos casos de infecção pelo vírus.
Nesse sentido, representantes do Sistema de Segurança Pública, a exemplo das polícias civil e militar, Departamento de Trânsito e Corpo de Bombeiros reuniram-se com proprietários e responsáveis por estabelecimentos comerciais existentes na praia do Atalaia, em Salinopólis, nesta sexta-feira, 16. A ação faz parte da operação verão 2021, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
Daniel Mimori, da barraca Zim Beach, avalia positivamente a integração entre o Estado e os representantes dos estabelecimentos. "É importante a gente receber essa orientação. Muitas vezes decreto a gente não consegue interpretar da forma correta, então essa reunião faz com que a gente se adapte a questão da legislação", afirmou o empresário.
A reunião é feita todas as sextas-feiras durante o período do veraneio no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Implementado pela em Salinas para esclarecer os pontos de restrições e de que forma o sistema vai fiscalizar os empreendimentos. O objetivo é trazer a tranquilidade e manter a ordem que vem se mantendo, explica o secretário adjunto de operações da Segup, Coronel Alexandre Mascarenhas.
"Essa reunião que tem sido feita com os donos desses empreendimentos, que proporcionam entretenimento para os veranistas aqui na em Salinópolis, está surtindo efeito. Eles estão cumprindo as determinações, as orientações que são dadas pelo sistema para o seu funcionamento e as atividades estão ocorrendo de acordo com as restrições que são impostas pela decreto 800", avaliou.
A operação verão 2021 reúne mais de 3 mil agentes de segurança pública que reforçam as ações de segurança e defesa social em mais de 40 localidades paraenses. A operação teve início no dia 1° de julho e segue até o dia 2 de agosto.