Final de semana com previsão de muito sol e chuva isoladas
Segundo o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, as chuvas devem ocorrer no final da tarde e à noite, se intensificando no domingo
O veraneio paraense prossegue com clima seco e quente, mas com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Segundo o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), este final de semana (17 e 18) será de céu claro e poucas nuvens pela manhã, e calor à tarde. As chuvas devem ocorrer no final da tarde e da noite, acompanhadas por trovoadas.Com sábado e domingo de sol e calor, praias devem atrair frequentadores para os banhos no mar, rio e igarapés
Para domingo, a previsão é de chuvas ainda mais fortes. Em Belém, a temperatura máxima vai variar entre 32º C e 33º C, com mínima de 23º C, e umidade relativa do ar variando entre 60 a 95%. Ventos fracos a moderados vão soprar de leste a nordeste.
Segundo o coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho, as pancadas de chuvas resultam de fenômenos no Oceano Atlântico, que ao interagirem com as condições climáticas no continente, carregam as nuvens. “As chuvas que têm ocorrido às noites na Região Metropolitana de Belém (RMB), em várias intensidades, são associadas às áreas com muita instabilidade ao longo da costa norte do Brasil. O vapor d'água do Oceano Atlântico equatorial é transportado pelas correntes de ar vindas do leste e, combinadas ao calor do continente, favorecem nuvens de grande desenvolvimento vertical e provocam chuvas ao longo da porção norte do Estado. A previsão é que essas condições de nebulosidade e chuvas noturnas ainda persistam nos próximos sete dias”, informou.Para a RMB há previsão de tardes com tempo nublado
A tendência para a Região Metropolitana é de poucas nuvens pela manhã e à noite, variando a parcialmente nublado. À tarde podem ocorrer momentos de tempo nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. No nordeste paraense, região de praias oceânicas, como as de Salinas e Ajuruteua (Bragança), a previsão é de poucas nuvens pela manhã. Mas devem ocorrer chuvas com intensidade variando de leve a forte, principalmente à tarde, acompanhadas de trovoadas, com tempo seguindo parcialmente nublado a encoberto à noite.
Outras regiões - No Sudeste, a previsão é de céu claro com momentos de poucas nuvens, com chuvas significativas. No sudoeste, principalmente na porção sul, poucas nuvens e sem previsão de chuvas. Na porção norte deve ocorrer chuvas fracas e isoladas. No Baixo Amazonas e Calha Norte, céu com poucas nuvens. Pancadas de chuvas e trovoadas ocorrem à tarde e à noite. No Marajó, poucas nuvens pela manhã e tempo nublado no decorrer dos dias, com previsão de chuvas leves a moderadas, acompanhadas de trovoadas, à tarde e no início da noite.
Nos primeiros 15 dias de julho, a tendência de baixos índices de umidade relativa do ar foi confirmada nos registros das estações meteorológicas. Nas regiões Sul e Sudeste do Pará, no dia 14 de julho a umidade relativa do ar (UR) ficou abaixo dos 20%. No município de São Félix do Xingu (sudeste) atingiu 23%, e em Conceição do Araguaia (UR de 25%), com temperaturas máximas de 36,2 º C e 35,7 º C.
Esta condição tem sido causada por massa de ar seco, que desde o início dessa semana tem atuado na região ao se manter em altos níveis da troposfera, mudando a circulação de ar. Com isso, a nebulosidade é reduzida e o tempo fica mais firme, com céu claro ou com nuvens esparsas.