Detran realiza treinamento em mais uma etapa do projeto em parceria com a ONU
Agentes de trânsito recorreram à tecnologia dos drones para melhor visualização durante abordagens
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) concluiu na última quarta-feira (14) o treinamento teórico-operacional voltado para o aperfeiçoamento da fiscalização de trânsito. A capacitação vem ocorrendo ao longo do ano por região e desta vez teve como público-alvo os agentes de fiscalização com atuação em Belém. A ação é mais uma etapa de execução do Projeto Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil (Fortalecimento da Fiscalização do Tráfego Rodoviário no Brasil).
O projeto do Detran é realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária e supervisionado pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e o Caribe (Cepal). Tem como finalidade capacitar e fortalecer a capacidade técnica e operacional dos agentes de trânsito a partir de novas técnicas de abordagens na via. O treinamento já ocorreu para os servidores que atuam nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Santarém e Marabá e deve se estender a todos os agentes do Estado.
O presidente da Comissão Operacional do Projeto, Luiz Otávio Miranda, explica que “é esperado o aprimoramento das práticas dos agentes a fim de facilitar a implementação das melhores práticas de fiscalização baseadas em evidências e, principalmente, desenvolver a construção e elaboração do protocolo estadual de fiscalização, que é o objetivo deste evento”.
Durante os três dias de treinamento, os agentes aprofundaram aspectos relevantes da legislação de trânsito, conheceram as experiências internacionais de êxito e discutiram formas de implementar novas práticas no Estado, capazes de reduzir os sinistros de trânsito. Na conclusão do curso, os agentes participaram de uma aula prática com técnica de abordagem baseada no conteúdo do treinamento.
Para a agente de trânsito Karina Leixo, "o treinamento trouxe uma nova roupagem, no uso de novas técnicas de abordagem, tudo feito no menor tempo possível, sempre buscando mais reconhecimento no trabalho dos agentes".
A prática foi realizada pela manhã e teve duração de uma hora, realizada na avenida João Paulo II. A fiscalização foi direcionada a motocicletas, carros particulares e caminhonetes, com foco nas irregularidades relacionadas às Carteiras Nacionais de Habilitação. Os agentes de trânsito usaram drones para melhor visualização da abordagem.
“Um projeto de extrema relevância, algo inovador. É um tipo de treinamento específico, em que utilizamos uma nova prática de organização. O primeiro ponto é fazer o planejamento antes de nos deslocarmos para o local da operação, o segundo é organizar todas as equipes e os equipamentos, para que possamos chegar no local e colocarmos em prática tudo que foi aprendido no treinamento, tornando assim a operação mais objetiva, ideal para segurança do agente e do condutor”, declarou o agente de trânsito Carlos Henriques.
Reconhecimento
Por ocasião da inauguração da sua Central de Controle de Operações Viárias - Sentinela, no último dia 7, o Detran também recebeu novos equipamentos para tornar o seu trabalho de fiscalização ainda mais eficaz. Foram oito novos drones, 159 etilômetros, duas novas balanças de pesagem, placas de sinalização de limite velocidade e quatro novos radares portáteis, do tipo OCR (Optical Caracter Recognition).Os radares e etilômetros foram financiados pelo projeto Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil (Fortalecimento da Fiscalização do Trânsito Rodoviário no Brasil).
Essa integração e apoio do Governo do Estado às ações do Detran foram elogiadas pela presidente do Global Forum for Road Traffic Safety (Fórum Global da ONU para a Segurança Viária), Luciana Iorio. "É uma conquista significativa e promissora para o Estado do Pará promover mobilidade segura e eficiente, trazendo prosperidade e realçando a qualidade de vida da região", disse ela, que prometeu citar o lançamento do Sentinela no Fórum, que é o único órgão permanente no sistema das Nações Unidas onde se concentram todos os esforços globais para a melhoria da segurança viária.
Texto: Eduardo Vilaça em colaboração com Laís Souza