Fasepa oferece atividades de esporte, cultura e lazer a socioeducandos neste mês de julho
Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) cumpre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá inicío a projeto 'Viva Férias na Socioeducação'
O futsal é uma das modalidades esportivas que integram o Projeto Viva Férias na FasepaA Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) deu início ao projeto "Viva Férias na Socioeducação", nesta sexta-feira (9), no Complexo Esportivo e Cultural Apoena, localizado no município de Ananindeua. A iniciativa, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garante às crianças e adolescentes o direito à lazer, esporte e cultura, e será oferecida, neste mês de julho, aos socioeducandos da Região Metropolitana de Belém e do interior.
Gestores na abertura da programação, no Complexo ApoenaAtividades como futsal, vôlei, tênis de mesa, mini gincanas, cinema, pipa, banho de piscina e jogos lúdicos vão fazer parte da programação no Centro Feminino de Internação Provisória (Cefip); Unidades de Atendimento Socioeducativo (Uase`s) 1,2, e 3; Centros de Adolescentes em Semiliberdade (Cas`s) 1 e 2; Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam) Sideral; Centro Socioeducativo Masculino (Csem); Uase Benevides; Centro Socioeducativo Feminino (Cesef); Centro de Adolescentes em Semiliberdade Feminino (Casf). Na lista de locais contemplados da Fasepa constam ainda as unidades de Santarém e de Marabá, respectivamente nas regiões oeste e sudeste do estado.Emerson Valadares, gestor do Apoena, ressaltou a atenção com as medidas de proteção sanitária
Gestor do Apoena, Emerson Valadares enfatizou que as ações do projeto cumprem as medidas sanitárias contra a covid-19. "(Tudo) foi preparado com muito cuidado, com muito carinho, seguindo todas as normas de segurança, para garantir as atividades para os adolescentes neste período de férias, que é muito importante para eles".
Valadares informou que a Fundação já tem o planejamento completo de ações para o segundo semestre, o que inclui atividades "com horticultura, onde a gente vai fazer um projeto ambiental, de artesanato e piscicultura".
A abertura do "Viva Férias na Socioeducação" contou com apresentações das bandas Fanfarra e Fasep'art, um jogo amistoso entre os times das unidades Cas 1 e Cas 2, compostos por socioeducandos e servidores.
"É uma forma de desestressar um pouco, a gente fica muito tempo parado, dentro de um quadrado, aí isso acaba prejudicando a mente. Para mim, isso é um evento bom, que vai ajudar os jovens a acalmar mais a mente, a pensar direito, refrescar um pouco a memória do momento que está passando, do que passou lá atrás e voltar para a sociedade, já como uma boa pessoa", afirmou um dos socioeducandos, de 18 anos de idade, e há dois anos na socioeducação. Ele participou do amistoso.A diretora Vilma Moraes destacou os direitos dos socioeducandos
A diretora socioeducativa da Fasepa, Vilma Moraes, disse que o projeto prioriza direitos dos socioeducandos no cenário de dificuldades da pandemia."Ficamos suspensos por um período, fazendo atividades mínimas dentro das unidades, mas hoje, nós já estamos conseguindo voltar com as atividades aqui no Apoena, é de primordial interesse da instituição, garantir essas atividades, até porque é o objetivo da missão socioeducativa", destacou a diretora.
*Texto de Eduardo Quemel (Ascom / Fasepa).