Com homenagens e condecorações, militares comemoram os 165 anos do Corpo de Bombeiros
Em evento virtual, transmitido pelas redes sociais, a corporação no Pará lembrou as vítimas da pandemia
A comemoração pelos 165 anos de criação do Corpo de Bombeiros no Brasil ocorreu de modo virtual no Pará, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de Covid-19. Na manhã desta sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros Militar e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizaram no Quartel do Comando-Geral da corporação, em Belém, um evento virtual, transmitido ao vivo pelas redes sociais do CBM, e acompanhado nos quartéis de todo o Estado.O evento virtual foi transmitido de Belém pelas redes sociais da corporação
A programação incluiu a exibição de um vídeo em homenagem aos bombeiros militares que faleceram durante a pandemia. Houve ainda a leitura dos decretos com os nomes dos agraciados, civis e militares, com as medalhas D. Pedro II, Ordem do Mérito Operacional, Mérito de Estratégia Bombeiro Militar, Serviços Relevantes Operacionais e Serviços Relevantes de Intendência, e a exibição de outro vídeo sobre as diversas áreas de atuação da corporação, além das conquistas no âmbito jurídico.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar, coronel Hayman Souza, se solidarizou com os familiares dos mortos e ressaltou que a data serve para enfatizar a importância do trabalho dos bombeiros e o compromisso da corporação com a segurança e o bem-estar da sociedade. Ele também parabenizou aos agraciados com as medalhas.
Vidas e patrimônio - Por meio virtual, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, enfatizou o papel da corporação. “A missão dos bombeiros militares do Brasil é salvar vidas e proteger o patrimônio. A nossa gratidão e reconhecimento ao trabalho de cada um, para que cada servidor se sinta prestigiado e parabenizado em cada canto do Estado do Pará, e possamos, cada vez mais, salvar vidas e preservar o patrimônio da população. É importante para o nosso Estado, para a nossa população, para o nosso País. Que possamos, cada vez mais, ter o nosso Corpo de Bombeiros alerta e vigilante”, frisou o secretário.Devido à pandemia, pelo segundo ano não houve a comemoração tradicional nos quartéis
Também participaram da solenidade o coronel Alexandre Costa do Nascimento, chefe do Estado-Maior Geral; coronel Roger Ney Lobo Teixeira, diretor de Saúde, e o coronel Reginaldo Pinheiro dos Santos, coordenador adjunto estadual de Defesa Civil.
História - Em 02 de julho de 1856 foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil com a finalidade de atuar de forma profissional no combate a incêndios. Em 1954, no governo de Getúlio Vargas, por iniciativa do então ministro da Justiça, Tancredo Neves, o imperador Dom Pedro II foi declarado patrono dos “soldados do fogo” no País. Por decreto, o presidente Getúlio Vargas instituiu o “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndio”.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará é a terceira corporação mais antiga do Brasil, criada ainda no Império, em 24 de novembro de 1882.