Detran cria Comissão de Análise de Dados e apresenta novidades a parceiros
Objetivo é definir atuações e procedimentos que irão subsidiar estratégias de trabalho
Nesta quarta-feira, (30), o Detran promoveu um encontro no auditório da sua sede, em Belém, com os demais órgãos da segurança pública para apresentar a equipe da nova Comissão de Análise de Dados. O objetivo do trabalho é definir atuações e modos de procedimentos com um plano de ação e iniciativas direcionadas a partir do levantamento e tratamento de informações e dados. Dessa forma, a finalidade é montar um sistema de informações mais completo e sofisticado a fim de obter cada vez mais êxito nas ações de fiscalização, educação de trânsito e engenharia de tráfego.
A iniciativa que faz parte do projeto Strenghthening Road Traffic Enforcement in Brazil (Fortalecimento da Fiscalização do Tráfego Rodoviário no Brasil) fomentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e coordenado pelo Detran do Pará. Durante a reunião, o presidente da Comissão Operacional do projeto, Luiz Otávio Miranda, apresentou a primeira proposta do projeto de criação do Plano Estadual de Fiscalização de Trânsito, como o primeiro subproduto do projeto.
O analista de trânsito e presidente da Comissão, Diego Valente, explica que a comissão vai trabalhar com informações valiosas para definir estratégias de trabalho e atividades. "Essa é a primeira vez que o Detran terá um setor que vai trabalhar com várias fontes de dados, do próprio Detran e de diversos órgãos parceiros. Com isso, os dados vão subsidiar a melhor tomada de decisão, para por exemplo, realizar uma abordagem de trânsito no local e horário mais indicados, a partir do que os dados nos mostram", explica.
Representantes de outros órgãos parceiros da área da segurança estiveram presentes na reunião, entre eles Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Batalhão de Polícia Rodoviária.
Colaboração: Celso Junior – Asdecom/Detran