Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Adepará assina Termo de Cooperação para beneficiar agroextrativistas em Cametá

O trabalho conjunto com a Prefeitura permitirá aos produtores acesso às políticas públicas desenvolvidas pela Agência de Defesa Agropecuária

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
21/06/2021 21h45

Implementação da Guia de Trânsito Vegetal (GTV), fortalecimento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e outros serviços de defesa agropecuária são os pilares do Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado entre a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e a Prefeitura Municipal de Cametá, nesta segunda-feira (21).

O documento foi assinado durante evento que reuniu agricultores familiares, pescadores e extrativistas, residentes nos 36 Projetos de Assentamentos Agroextrativistas (PAE) nas ilhas, sob o domínio territorial do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).O diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, no ato de assinatura do Termo de Cooperação Técnica

Por meio do TCT, produtores rurais, extrativistas e agricultores familiares de Cametá - município do Baixo Tocantins, que está vinculado à Regional de Abaetetuba da Adepará -, poderão ter acesso aos benefícios gerados pelas políticas públicas executadas pela Adepará. O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cametá.

"A Adepará está à disposição de Cametá para contribuir no que for necessário para o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí, assim como de outros produtos de vegetal e animal. Temos um projeto que orienta e capacita a equipe municipal para implantação do SIM, e estamos preparados para contribuir no que for possível. Portanto, apoiamos a iniciativa de vocês. Para nós é uma satisfação estarmos aqui assinando este termo", disse o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

O plano de trabalho prevê, entre outras metas, o fortalecimento do SIM; compartilhamento de dados entre as duas instituições; cadastro dos produtores de açaí, para permitir a rastreabilidade do produto; fortalecimento das cadeias produtivas do município; capacitação de servidores ligados ao fomento setor agropecuário entre outros.

Visibilidade - Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cametá, Benedito Amadeu, a parceria com a Agência é importante para orientar os produtores. "Temos uma produção especial aqui, com um açaí 100% orgânico, que é muito valorizado no mercado externo, e precisamos conquistar essa visibilidade, que também virá com a certificação da Adepará, para a conquista de um maior espaço no mercado externo", ressaltou.

Produtores e autoridades se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de CametáO gerente regional de Abaetetuba, Manuel Cardoso, frisou a disponibilidade da Adepará para atender às necessidades dos produtores, afirmando que "estamos preparados para orientar os produtores e contribuir para o desenvolvimento da cadeia de açaí aqui em Cametá, que conta com uma produção especial do fruto".

Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores de Cametá, João Paulo; o secretário Municipal de Agricultura, José Raimundo; o presidente do CMDRS, Benedito Barros, e a coordenadora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Natácia Silva.