Sejudh inicia última etapa da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos em Ponta de Pedras, no Marajó
Nesta segunda, 21, foram emitidos 250 registros de identidade, 100 ofícios para cartórios e outros serviços, como na área de saúde
Depois de passar por Portel, Bagre, Oeiras do Pará e Muaná, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Polícia Civil e a Defensoria Pública, iniciou nesta segunda-feira (21) mais uma etapa da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, desta vez na cidade de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó. Na cidade, a Sejudh conta com apoio da Prefeitura Municipal.
Neste primeiro dia foram emitidas 250 RGs, 100 ofícios para cartórios e outros serviços, como orientação ao consumidor, por meio do Procon Pará. e orientação jurídica. A Secretaria de Saúde de Ponta de Pedras disponibilizou testes rápidos para detecção de Covid-19, HIV, sífilis e hepatite. Também havia vacinas contra o novo coronavírus disponíveis à população local.
O secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos, Valber Milhomem, afirmou que a Caravana é de fundamental importância para todo Estado. “A Sejudh está fazendo um excelente trabalho nesse sentido, levando essas ações aos quatro cantos do Pará para atender a nossa população principalmente a mais carente que tanto precisa. Nós da Secretaria de Justiça e direitos humanos iremos fazer o melhor para poder atender a nossa população do Estado que tanto precisa desse atendimento”, disse.
Ilma Rodrigues Furtado compareceu à Escola Estadual Dra Esther Mouta para receber orientação jurídica. “Como o acesso à Justiça é meio ruim, a orientação jurídica veio em boa hora”, disse a servidora pública. Esta é a primeira que a Diretoria Jurídica da Sejudh faz parte de uma Caravana, levando orientação jurídica aos participantes das ações.
A prefeita municipal de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, disse que a presença da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos em Ponta de Pedras é de fundamental importância para a população, uma vez que vai atender mais de 500 habitantes. “Essa interiorização do Governo é extremamente importante para nossa população, uma vez que ter esse atendimento de perto e ter também essa atenção das nossas autoridades, que vão sentir qual a maior necessidade da nossa população, em contato com os gestores municipais, e em especial à população mais carente, que precisa dos seus documentos e dos atendimentos jurídicos. Muito obrigado por esse atendimento especial que vocês estão dando ao nosso município de Ponta de Pedras”, afirmou.
Equipe SejudhNa Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, a Defensoria Pública do Estado do Pará emite ofícios para as segundas-vias de certidões de nascimento e de óbito. Ao todo, 159 ofícios serão encaminhados aos cartórios para emitir um novo documento de forma gratuita à população.
Articulada pelo titular da pasta de Justiça e Direitos, José Francisco Pantoja, a Caravana obteve, em todos os municípios já percorridos, o apoio das Prefeituras Municipais, que ofereceram espaços e voluntários para a realização da ação.
Roda de Conversa
Representando a Coordenadoria de Monitoramento dos Direitos Violados, o técnico Damásio Alves fez uma reunião com os técnicos responsáveis pela Assistência Social do município de Ponta de Pedras. Estiveram presentes representantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Atendimento Especializado em Assistência Social (CREAS), Secretaria de Assistência e Conselho Tutelar. Na ocasião, foram as apresentadas as formas de atuação do serviço de assistência na cidade.