Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa intensifica ações em Afuá para conter casos de sarampo

Secretaria destaca a importância da vacinação contra a doença como medida para evitar transmissão.

Por Mozart Lira (SESPA)
09/06/2021 18h54

Equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estão em Afuá, no arquipélago do Marajó, a fim de intensificar ações de combate ao sarampo, que só este ano já registrou 74 casos no município.

As atividades prosseguem até o sábado (12) e consistem em reuniões com técnicos da Secretaria de Saúde da cidade visando a busca ativa de ocorrências subnotificadas, aprimoramento no lançamento de dados em sistemas de notificação, assim como o encerramento da cadeia de transmissão por meio da melhoria da cobertura vacinal.

A medida também atende a um alerta já feito pela Sespa à população dos 144 municípios paraenses para que se mantenha atenta à vacinação contra o sarampo por meio da tríplice viral, tida como essencial para conter o crescimento de casos da doença no Estado. Dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica apontam que, de janeiro a abril deste ano, já foram confirmados 84 casos da doença no Pará. 

“A baixa procura pelo imunizante nos preocupa e por isso destacamos uma equipe para orientar os profissionais de saúde de Afuá a aprimorar as ações para conter a doença no município”, explica Adriana Veras, diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sespa, ao lembrar que somente a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba), pode reverter à situação no Estado. “A vacina está disponível na rotina das salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde para todas as pessoas que ainda estão com o esquema vacinal incompleto”, assegurou. 

As ações em Afuá fazem atividade faz parte da agenda quadrimestral que inclui eventos virtuais e presenciais realizados nos municípios, com atenção especial aos que têm apresentado casos confirmados, mas também àqueles que se encontram silenciosos no que se refere à notificação de casos suspeitos. Todas as ações são desenvolvidas com apoio da Coordenação Estadual de Imunizações e Coordenação Estadual de Saúde da Família.

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na rotina, a Sespa tem sugerido algumas estratégias aos gestores municipais de Saúde, como fazer triagem dos pacientes para elegibilidade à vacinação, ampliar horários de atendimento mais convenientes ao comparecimento às unidades de saúde, realizar palestras educativas para vencer a resistência dos pais ou da comunidade às vacinações, avaliar as necessidades de vacinação durante as consultas clínicas, oferecer vacinas para aqueles que procuram uma unidade de saúde ou farmácia, fortalecer o conhecimento sobre as vacinas e combater a desinformação sobre imunização na internet e nas redes sociais.

(Com informações de Roberta Vilanova)