Áreas de convivência beneficiam moradores do Curió-Utinga
As 200 famílias beneficiadas diretamente pelas obras de infraestrutura e reurbanização do entorno do Parque Estadual do Utinga, no Bairro Curió-Utinga, em Belém, vão dispor de novos espaços de lazer e convivência. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), em ação articulada com outras secretarias estaduais, promove mudanças no local, já sendo possível constatar as melhorias decorrentes da iniciativa.
As obras foram iniciadas com serviços de saneamento, pavimentação e drenagem das águas pluviais das ruas Arara, Pantanal, Ceará e Buiussuquara, onde foi construída uma pequena praça - o primeiro espaço de lazer da área com bancos e brinquedos para crianças até 7 anos. Ao lado da praça foi erguida a quadra poliesportiva, aberta aos moradores para práticas esportivas.
As crianças menores de 5 anos também ganharam um espaço de lazer, com a construção de outra praça na Rua Pantanal. O local já recebeu grama, arborização e brinquedos. Nos finais de semana, a diversão conta com o reforço de um “pula-pula”.
Nascida no Curió-Utinga, a estudante Kamily Chaves, 21 anos, do curso de Letras, disse que “as mudanças que estão sendo promovidas no bairro são importantes, pois oferecem oportunidades de lazer à população do entorno do Parque do Utinga”.
Acessibilidade – A Secretaria de Obras Públicas também é responsável pela construção da Praça da Adutora, espaço com 700 m², localizada na Avenida João Paulo II, esquina com a Passagem Cruzeiro, onde já foram finalizadas as etapas de pintura da adutora, calçamento com piso tátil do entorno - garantindo acessibilidade nas calçadas -, e as estruturas de dois quiosques que funcionarão como lanchonetes.
Após a conclusão, a praça vai oferecer opções de atividades físicas, com a instalação de equipamentos de ginástica, parque infantil, bancos, deck, paisagismo e iluminação. A Sedop já executou 50% da obra, que totaliza um investimento de R$ 656 mil. A previsão é que seja concluída até o final deste ano.
A conclusão da praça é aguardada com ansiedade por Nena Sampaio Teixeira, 67 anos, dona de um pequeno comércio. “Vai ser muito bom. Vamos receber equipamentos de ginástica e as crianças terão um novo local pra brincar”, ressaltou a comerciante, que mora no bairro há oito anos.
Parque do Utinga – A Sedop também iniciou em novembro a pavimentação asfáltica do acesso à estação de tratamento de água da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará), no Parque Estadual do Utinga. São 300 metros de via, partindo da Avenida João Paulo II, logo após o Comando de Policiamento Ambiental.
A via está sendo construída exclusivamente para o tráfego de caminhões que transportam produtos para tratamento da água dos lagos que abastecem Belém – Bolonha e Água Preta. A iniciativa visa evitar que esse tipo de veículo trafegue pelo interior do parque, danificando o pavimento.
O acesso à estação de tratamento terá pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), sinalização e guarita de controle na entrada do Parque do Utinga. A previsão de conclusão da obra, orçada em R$ 1.270.321,14 - é dezembro deste ano.