Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMÉRCIO EXTERIOR

Sedap fomenta boas práticas na cadeia produtiva da pimenta-do-reino

Pará é um dos maiores produtores nacionais da especiaria, com 15 mil, 745 hectares de plantio agrícola e produção de 35 mil e 524 toneladas

Por Governo do Pará (SECOM)
17/05/2021 14h38

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Alfredo Verdelho, (centro), na reunião com o setor da pimenta-do-reinoO secretário de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Alfredo Verdelho, se reuniu com representantes de instituições governamentais e não governamentais que integram a cadeia produtiva da pimenta-do-reino, para tratar de ações de boas práticas no segmento, com a finalidade de aumentar e, principalmente, melhorar a qualidade do produto paraense no mercado exterior.

De acordo com a Sedap, as boas práticas no setor produtivo da pimenta-do-reino ajudarão a potencializar a produtividade, reduzindo os riscos de doenças como a incidência de Salmonella spp. 

"Ano após ano e nossa pimenta é disputada pelos principais mercados importadores, exportamos há mais de 40 anos para os principais mercados do mundo, em especial, a Europa e Estados Unidos”, afirmou o  presidente da Associação Brasileira de Exportadores e Produtores de Pimenta-do-Reino (ABEP), Johannes Torrecilla.

Os representantes do setor produtivo e exportador da especiaria saíram do encontro comprometendo-se a realizar parcerias entre si a fim de efetivar ações no âmbito da assistência técnica e extensão rural; capacitação de técnicos e produtores; educação sanitária; confecção de material informativo e orientador; cadastramento dos produtores; e ações de acompanhamento e controle com o objetivo de elevar a produção, qualidade e eficiência do setor, em questão. 

O segmento iniciou a articulação das atividades nesta segunda-feira (17). Também estão previstas palestras junto a agricultores familiares e produtores, de 24 a 28 de maio, com início pelo município de Tomé-Açu, o que detém a maior produção estadual de pimenta-do-reino.

Participaram da reunião de trabalho na Sedap, representantes do Mapa, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Embrapa Amazônia Oriental, Brasep Agro Comercial; TJ Comércio da Amazônia; Produtos Tropicais de Castanhal (Tropoc); Associação Brasileira de Exportadores e Produtores de Pimenta-do-Reino (Abep).