Detran forma instrutores para atuação na Escola Pública de Trânsito
Depois de mais de duas semanas de aulas teóricas, o Curso de Formação de Instrutores de Trânsito do Departamento de Trânsito no Estado (Detran) e CAEP (Centro Amazônico de Ensino Profissionalizante), entrou na última fase nesta terça-feira, 21. O exame prático de carro moto pôs a prova os 25 inscritos, sendo dois policiais da PRE e os demais servidores do Detran. Todos receberão certificado e estarão aptos a administrar cursos na Escola Pública de Trânsito.
O diretor de ensino da CAEP, Jean Pierre Jauffret, avaliou como muito bom o desempenho dos novos instrutores que estarão aptos a partir de agora a atender o público que estiver em busca da primeira habilitação (A e B), assim como na reciclagem de condutores infratores e demais itens previsto na resolução 380 do Contran.
Como acontece com os condutores que pretendem obter a CNH, os instrutores foram avaliados na área externa do Mangueirão para que demonstrassem tudo o que aprenderam no curso e agora terão que repassar aos condutores. “É uma experiencia nova que vai amplia o o horizonte daquilo que fazíamos até então”, avalia o servidor Marcial Macleen, com 10 anos de autarquia e que atualmente trabalha na retaguarda do setor de habilitação em Belém.
A coordenação do curso lembra que com a certificação, os condutores estarão aptos a exercer a função em qualquer lugar do Brasil. Essa perspectiva entusiasma aqueles que com esta capacitação esperam alçar novos vôos no serviço público.”Quero conhecer e trabalhar em outros lugares e assim transmitir a noção que podemos construir um trânsito humano e seguro”, diz a servidora Nazaré Benício, 56 anos e com 11 dedicados ao órgão.
O curso foi iniciado no primeiro dia do mês, contou com 180 horas aulas e carga horaria diária de 10 horas. O objetivo - além de formar instrutores de trânsito para a Escola Pública de Trânsito - é de alcançar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) e as empresas que operam trânsito e transporte, elevando assim o nível dos profissionais de trânsito. Os certificado terá validade de 5 anos.
A expectativa com a implantação da Escola Pública de Trânsito é muito grande e a visibilidade decorrente vem da necessidade que o Detran possa ter servidores capacitados em número suficiente para atender a demanda que se pretende alcançarna EPT. O Detran garante que haverá cursos específicos para moto taxistas e moto fretistas, entre outros.