Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Campanha de carnaval conscientiza passageiros em terminais de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/02/2017 00h00

A Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cepren), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou ação de conscientização nos terminais rodoviário e hidroviário de Belém, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Com objetivo de informar a população sobre estratégias de redução de danos sociais e prevenção em relação ao uso de drogas, a equipe composta por servidores da Sejudh e voluntários, como acadêmicos de instituições de ensino superior, distribuiu material informativo para as pessoas que estavam saindo de Belém por conta do feriado de carnaval.

Para Andrey Barbosa, estudante de Serviço Social da Universidade Paulista (UNIP) e voluntário na ação, a campanha do Cepren vem com o intuito de contribuir para que o carnaval ocorra sem problemas. “A ação quer conscientizar toda a população sobre os riscos em relação a drogas, álcool, doenças sexualmente transmissíveis e preconceitos”, disse o estudante.

De acordo com Ediene Ribeiro dos Santos, coordenadora do Cepren, o intuito da ação foi conscientizar a população sobre o uso de drogas. “Queremos mostrar que é possível festejar com responsabilidade e respeito”, aponta.

Segundo a enfermeira Lilian Barbosa, a ação também buscou informar à população a respeito de questões que envolvem a cidadania. “No nosso material consta também questões que envolvem a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, e o respeito ao próximo durante esse período de carnaval, principalmente ao público LGBT. Queremos combater o preconceito e a homofobia, para que todos possam festejar respeitando ao próximo”, explica.

Com o advento de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, a campanha de 2017 também informou a população paraense sobre a importância da prevenção à dengue e o combate ao mosquito, com a distribuição de materiais informativos e a fixação de cartazes explicativos.

Durante os dois dias da campanha foram distribuídos mais de 8.000 informativos aos passageiros de ambos os terminais. Entre eles, está Léo Miranda, que parabenizou a iniciativa. “Sabemos que o carnaval, apesar de ser uma festa, gera problemas, principalmente em relação ao abuso do álcool e a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS. Com a campanha, as pessoas vão se conscientizar e saber que, mesmo em tempos de festas, também é preciso tomar muito cuidado”, destaca o pedagogo.