Operação Carnaval garante trânsito seguro em Vigia
Já na chegada ao município de Vigia, no nordeste paraense, o visitante percebe a movimentação dos órgãos de trânsito na barreira montada à entrada da cidade. Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Militar e agentes do órgão municipal de trânsito garantem uma intensa fiscalização desde o início do feriado prolongado. O objetivo é garantir a segurança de quem escolheu a cidade para brincar o Carnaval, um dos mais concorridos do estado. Além disso, motoristas e passageiros também são orientados a partir de uma ação educativa sobre práticas seguras no trânsito.
A equipe de educação no trânsito do Detran, que reúne sete agentes, intensifica no período da manhã a blitz educativa que, em conversa franca com os condutores, alerta principalmente para a não combinação entre álcool e direção, prática infelizmente muito comum neste período.
Até o momento, as infrações mais observadas pelos agentes são o não uso do capacete nas motos e o transporte irregular de animais e objetos nos veículos. O coordenador da ação, Carlos Magno, ressalta a importância do trabalho. “Temos registrado um movimento intenso de veículos que chegam à cidade durante todos estes dias do feriado e esperamos que o trabalho de conscientização ajude na redução de acidentes”.
O Detran tem atuado em parceria com o órgão municipal de trânsito na organização e fiscalização de condutores. As equipes também tem abordado motoristas na estrada de acesso e no portal de entrada de Vigia, checando as condições de trafegabilidade e documentação do veiculo e do condutor, além de níveis de alcoolemia e outras substâncias tóxicas. Com apoio de radares móveis, os agentes também verificam o excesso de velocidade.
Reforço do efetivo
Para garantir a fiscalização do trânsito em 15 municípios durante o feriado prolongado, o Detran destacou 166 agentes, que contam com o apoio de 45 viaturas e 25 motocicletas. As ações educativas serão promovidas em sete municípios mais um distrito. São eles: Cametá, Tucuruí, Curuçá, Vigia, Marapanim, Bragança, Salinópolis e Ilha de Mosqueiro. As ações educativas estão a cargo de um efetivo de 47 agentes.