Congresso debate desafios da integração entre ensino e extensão na Amazônia
Os desafios da gestão do conhecimento diante da necessidade de integração entre as áreas de Ensino e Extensão e da redução do orçamento público foram debatidos na manhã desta segunda-feira (13) durante a abertura da segunda etapa do I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (I Cienex), realizada no auditório Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é pioneiro e busca fomentar a troca de conhecimentos e experiências, além de aproximar as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no âmbito dos projetos de extensão. O congresso prossegue até a próxima sexta-feira (17).
O I Cienex foi idealizado a partir de uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e UFPA, e visa avaliar a produção acadêmica de alunos vinculados a programas e projetos de ensino e extensão das IES, fomentando e ampliando o envolvimento da sociedade com as Instituições participantes por meio de ações e serviços de extensão e ensino.
Após a solenidade de abertura, que contou com a participação de representantes de todas as IES e de Alex Fiúza de Mello, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará (Sectec), o painel “A Gestão da Produção do Conhecimento nas Instituições de Ensino Superior Públicas: Desafios e Perspectivas” reuniu os reitores e seus representantes, sob a mediação da professora Damásia Nascimento, da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE) da Uepa. Durante o painel foi traçado um panorama geral sobre a implantação e relevância da gestão do conhecimento nas IES.
O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, destacou a vocação extensionista da instituição. “A Uepa nasceu extensionista, fruto de uma junção entre diversas escolas e institutos estaduais. Agora, mais do que nunca, vemos o papel das IES públicas no crescimento da Amazônia. Além do tripé ensino, pesquisa e extensão, vejo ainda o desenvolvimento de tecnologia e inovação como parte de nossa contribuição para o crescimento da região”, afirmou.
Todos os gestores destacaram a importância de se perceber e confrontar as peculiaridades da Amazônia. “Por exemplo, a internet não chega com qualidade a alguns campi nos municípios mais distantes dos grandes centros. Isso é algo que órgãos de fomento, como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) não conseguem assimilar. Nossas IES não são como as IES do Sudeste. Precisamos ser tratados de forma diferente”, ressaltou Juarez Quaresma.
“Mistério” - O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, citou a sugestão de um membro de um órgão nacional para a questão da internet. “Ele sugeriu passar um cabo de fibra óptica pelo fundo dos rios, como fazem de forma transoceânica. Nosso campus em Altamira não está perto do rio. E aí? Para eles, a Amazônia é um mistério”, frisou.
O reitor da Ufra, Sueo Numazawa, ressaltou a necessidade de as IES amazônicas terem mais assentos nos comitês que gerem os recursos nos órgãos fomentadores. “Os reitores das nossas IES vêm buscando ter esse reconhecimento. Acredito que temos conseguido sensibilizar estas pessoas sobre a nossa realidade”, disse Sueo Numazawa.
Juarez Quaresma também ressaltou a importância de investir em pessoal para a melhoria geral do ensino. “Na minha gestão, abrimos sete Doutorados Interinstitucionais (Dinter). Isso representou um crescimento de 100% no número de professores doutores. Esse tipo de investimento é a base para que outros projetos possam ser desenvolvidos”, observou.
Orçamento - A escassez de recursos e investimentos, principalmente federais, foi outro problema apontado por todos. O representante do IFPA, Fabrício Medeiros Alho, enfatizou a importância de firmar parcerias para contornar as dificuldades e dar mais qualidade à formação dos alunos. “Temos investido bastante em acordos de mobilidade com IES nacionais e internacionais, além de buscar parceiros para a realização de projetos internos do IFPA para a comunidade em projetos de extensão, pois esta é a melhor forma de o aluno colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, informou Fabrício Alho.
Entre outras propostas, os gestores acreditam que a ampliação do protocolo dos reitores e das parcerias interinstitucionais são caminhos para contornar a crise de investimentos e garantir o crescimento. “Desta forma poderemos instituir ações conjuntas e evitar a repetição de esforços. Cito o exemplo do município de Santarém, onde a Uepa atua com cursos de saúde e a Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), investe nas tecnologias e engenharias. Desta forma, conseguimos suprir a necessidade de mão de obra naquela região, e formar ali os profissionais que atuarão no mercado de trabalho”, disse Juarez Quaresma.
Na programação de terça-feira (14) o debate reunirá os responsáveis diretos pela gestão dos projetos de extensão nas IES: os pró-reitores de Extensão. A professora Mariane Franco, titular da Pró-Reitoria de Extensão da Uepa, será a representante da instituição no painel “Articulação estratégica entre ensino e extensão para a formação acadêmica: a cidadania como horizonte”, marcado para iniciar às 09 h. O evento tem entrada franca e conta com a participação de docentes e alunos interessados nos projetos de todas as IES.
A 1ª etapa do I Cienex ocorreu na Uepa, no período de 21 a 25 de novembro de 2016, paralelamente ao II Encontro de Iniciação à Docência (Pibid), ao VI Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE) - promovido pelo Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps) -, e às Semanas Acadêmicas dos Campi. Além da parceria com a Ufra, IFPA e UFPA, contou com a participação de acadêmicos das universidades envolvidas, com apresentação de trabalhos na forma de pôster e comunicação oral.
Programação do I Cienex:
Terça-feira (14)
09 h – Painel com os pró-reitores de Ensino e Extensão da Uepa, Ufra, UFPA E IFPA - Articulação estratégica entre ensino e extensão para a formação acadêmica: a cidadania como horizonte - coordenação: IFPA
12 h - Intervalo
14 h - Grupos temáticos - (banner + apresentação cultural)
17 h - Encerramento
Quarta-feira (15)
09 h - Apresentação de pôster das áreas
12 h - Intervalo
14 h - Apresentação de comunicação oral das áreas
17 h - Encerramento
Quinta-feira (16)
09 h - Apresentação de comunicação oral das áreas
12 h - Intervalo
14 h - Apresentação de comunicação oral das áreas
17 h - Encerramento
Sexta-feira (17)
09 h - Apresentação de comunicação oral das áreas
12 h - Intervalo
14h30 - Apresentação da carta interinstitucional - coordenação da Uepa e IFPA
15 h – Resultado da premiação do “Jovem Acadêmico” - coordenação da UFPA, Uepa, Ufra e IFPA
15h30 - Fala final do pró-reitor (UFPA), no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) - coordenação da UFPA, Uepa, Ufra e IFPA
16 h – Programação cultural