Doação de sangue é ainda mais importante durante o período de pandemia
Aumento da demanda transfusional se deu por conta de pacientes que apresentaram formas graves da Covid-19
Um levantamento realizado pela Agência Transfusional do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, revela que nos primeiros três meses de 2021 a unidade precisou utilizar 533 bolsas de sangue. Desse total, 20% foram destinados aos pacientes em tratamento pela Covid-19 no HRSP.
Desde o início da pandemia, o Regional do Sudeste do Pará é referência para 22 municípios no combate ao novo coronavírus, cuidando de pacientes graves da doença na região. Em alguns casos, principalmente devido a comorbidades, pacientes desenvolvem complicações que necessitam de transfusão sanguínea.
Gustavo Ramos, biomédico do HRSP, explica que esse percentual significativo de transfusões em pacientes com à Covid-19 está relacionado com o agravamento da doença, principalmente aos distúrbios de coagulação, que resultam em transfusões.
“Recebemos muitos pacientes em estado grave, que são do grupo de risco e que possuem doenças crônicas, aumentando assim a nossa demanda por transfusões. O paciente com Covid-19 e que necessita de transfusão utiliza, em média, três bolsas de sangue”, ressaltou.
De acordo a médica Cátia Valente, gerente de Hematologia Clínica da Fundação Hemopa, durante a pandemia da Covid-19, tem sido observado um aumento da demanda transfusional, principalmente, para pacientes com nas formas graves de complicações da doença, sendo a anemia o caso mais comum.
Observamos também alterações na coagulação sanguínea que pode ocasionar a formação de tromboses e aumento acentuado de marcadores inflamatórios que causam lesões em vários órgãos, mesmo em pacientes jovens e sem comorbidades prévias.
“A anemia também faz parte dos quadros clínicos e laboratoriais que acompanham os pacientes pós Covid e que contribuem para os quadros de fraqueza, observados ,especialmente, nos que tiveram as formas mais grave da doença . A maioria das pessoas necessita de acompanhamento clínico e reabilitação, por um longo período após a recuperação”, observou a médica.
Campanha de doação de sangue
O HRSP realiza regularmente, campanhas de doação de sangue como o projeto "Caravana Solidária", que estimula os colaboradores da instituição a irem voluntariamente a Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), para realizar o gesto de solidariedade.
Organizada pela Comissão de Humanização e Pastoral da Saúde do hospital, a caravana busca contribuir para o abastecimento dos estoques de sangue do Hospital, que teve uma queda nas doações durante a pandemia.
Segundo Flavia Fernandes, analista de Humanização do HRSP, devido à Covid-19, as tradicionais campanhas de doação de sangue foram substituídas por caravanas, que levam os colaboradores até o Hemopa para fazer a sua doação.
"Devido à pandemia, a caravana é realizada em pequenos grupos, obedecendo todas as recomendações dos órgãos de saúde. O HRSP leva os colaboradores até o Hemopa, proporcionando assim, que vidas sejam salvas com essas doações", explica a analista.
Saiba como doar
Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos básicos:
- Ter idade entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade; menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização);
· Pesar no mínimo 50 kg;
· Estar em repouso e ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas;
· Evitar estar de jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas. Em casos de refeições fartas no almoço ou jantar, doar após 3 horas;
· Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
· Não ter praticado exercícios físicos nas últimas 24 horas.
Os interessados em doar e que já tiveram Covid-19, devem esperar 30 dias após a recuperação. E quem teve contato com pessoas que tiveram a doença, precisa aguardar 14 dias após o contato.
Caso seja um possível doador, basta ir até o Hemopa da sua região e doar. Em Marabá, o Hemocentro Regional está localizado na Rodovia Transamazônica, Quadra 12, s/n (Agrópoli do Incra). Será necessário apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).