Campanha 'Doadores Futebol Clube' incentiva a doação de sangue de torcedores paraenses
A ação ocorre durante todo o período do campeonato paraense nas unidades do Hemopa
“A doação de sangue vai além da rivalidade no campo de futebol. A partir do momento em que o árbitro apita e encerra o jogo, precisamos fortalecer a união, o amor e a humanidade entre as torcidas. O ato de doar sangue faz com que a gente olhe de forma humana ao próximo. É um abraço, um bom dia, um sorriso que você pode garantir que volte para aquela família. Juntos podemos ajudar mais pessoas”, afirma o auxiliar administrativo Edson Roberto Pereira, torcedor do Paysandu, que é doador de sangue há mais de 25 anos e de aférese (plaquetas) há dois. Ele compareceu na quarta-feira (7) ao Hemopa para participar da Campanha “Doadores Futebol Clube”.
Pelo sexto ano consecutivo, a ação solidária é realizada pela Cultura Rede de Comunicação, em parceria com a Fundação Hemopa e os clubes participantes do Parazão, em especial do Remo e Paysandu, com o intuito de estimular a doação e divulgação da importância do gesto a jogadores, torcedores dos diversos clubes do futebol paraense e a população em geral, para aumentar os estoques do hemocentro.
“A campanha nasce para que o apelo dos clubes paraenses possa mobilizar as torcidas a doarem sangue. É fundamental a participação dos torcedores, o testemunho dos atletas, o fortalecimento do entendimento da população com relação à importância da doação de sangue. A cada campeonato, a gente consegue aumentar o número de pessoas que se engajam a essa campanha e passa a ajudar cada vez mais gente que precisa”, assegura Hilbert Nascimento, presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa).
Paulo Bezerra, presidente do HemopaFoto: DivulgaçãoSegundo Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, parcerias com diversas instituições tanto públicas quanto privadas são fundamentais para a Fundação, porque ajudam a alavancar a doação de sangue no Pará. A campanha integrada com a Funtelpa é desenvolvida durante todo o período do campeonato paraense, que começou no dia 28 de fevereiro e está previsto para finalizar dia 23 de maio.
“É uma forma de estimular que torcedores venham fazer a sua doação e construir uma grande mobilização solidária. A campanha reforça que a rivalidade fique apenas dentro de campo, durante os 90 minutos de jogo, e que fora dele, as torcidas possam se organizar, se unir e viver a solidariedade, que é o gesto da doação. Agradecemos a Funtelpa e aos torcedores doadores que estão comparecendo para salvar vidas e vibram pelo seu time e pelo seu gesto de doação. Os pacientes que recebem doações são os grandes vitoriosos dessa ação”, ressalta Paulo Bezerra.
A campanha terá um dia “D”, a ser divulgado em breve, que marcará a efetiva participação de doadores torcedores no prédio da sede do hemocentro, de forma adaptada devido à pandemia da Covid-19.
Em 2020, enquanto as torcidas de Remo e Paysandu esperavam a retomada do futebol paraense, marcaram presença no Hemopa para fazer a doação de sangue pela 5ª edição da campanha. Cerca de 240 novas bolsas foram doadas para o estoque da Fundação, que beneficiaram mais de 950 pessoas.
Serviço:
Clique aqui e veja o endereço das unidade de coleta em todo o Estado. Confira os critérios para a doação.